Termoeletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
USINAS TERMOELÉTRICAS

A usina termoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fósseis.
Essas usinas funcionam da seguinte maneira:
Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador.
Há vários tipos de usinastermoelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais porém com combustíveis diferentes. Alguns exemplos são:
* Usina a óleo combustível;
* Usina a biomassa;
* Usina a carvão;
* Usina nuclear;
* Usina a gás.
Vantagens
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. Eessas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.
O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Desvantagens
Entretanto, o alto preço do combustível é um fatodesfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.

CENTRAIS TERMOELÉTRICAS A ÓLEO COMBUSTÍVEL

O óleo combustível, ou Fuel Oil, é um derivado de petróleo. É também tratado como óleo combustível pesado ou ainda como óleo combustível residual, é a fração residualda destilação das frações mais leves de petróleo, como a gasolina, a nafta, o querosene e o óleo diesel (embora sob certos aspectos e algumas variações, especialmente as não voláteis, este seja um óleo combustível), entre outros, designadas em geral como frações pesadas, obtidas em várias etapas e processos do refino. A sua composição bastante complexa depende não só do petróleo que o originou,como também dos processos e misturas (composições) que sofreram nas refinarias, de modo que pode-se atender à várias exigências do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade, adequada às suas aplicações (fornos, caldeiras, motores pesados, etc).
A característica mais relevante na aplicação de óleo combustível em motores é o retardo de ignição, que pode ser definido como o tempo entre aentrada do óleo combustível na câmara de combustão do motor e o início da ignição por compressão e elevação da temperatura. Quanto menor for o retardo de ignição, melhor o desempenho terá o óleo combustível em suas aplicações. Quanto menos volátil for o óleo combustível, menor o seu retardo de ignição.
Quanto a sua composição
A composição do óleo combustível é predominantemente constituída porcadeias longas de hidrocarbonetos. Dentre estes compostos de hidrogênio e carbono , contém enxofre, nitrogênio, oxigênio, e pequenas quantidades de derivados de compostos de metais, como por exemplo sódio, ferro, níquel, gerando assim uma fração de corrosividade. Para redução de tal corrosividade, o óleo combustível é submetido a um tratamento posterior, para remoção de alguns destes contaminantes.Quanto a sua classificação
Os tipos de óleos combustíveis são especificados pelo DNC – Departamento Nacional de Combustíveis – (Resolução CNP N° 03/86), baseando-se em teores de enxofre e faixas de viscosidade.
No Brasil, são produzidos (especialmente pela Petrobrás) em duas variedades básicas de óleos combustíveis com relação ao seu teor de enxofre:
* Óleos combustíveis "ATE" - Alto Teor deEnxofre – GRUPO A
São óleos empregados normalmente em combustão contínua, como os maçaricos (queimadores) dos fornos de produção de produtos nos quais a presença de enxofre não seja contaminante do produto final, como cerâmicas e vidros de baixo custo e diversos materiais de construção.
Teor de enxofre máximo (5% em massa - óleo 1A e 5,5% em massa - demais tipos)

* Óleos combustíveis...
tracking img