Terceirizacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, transferindo para terceiros, atividades que não fazem parte do negocio principal da empresa.

Atualmente, no entanto aterceirização se reveste de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da empresas para a sua atividade principal.O que engrandece a terceirização é o fato dela como base relações de parceria, através dessa troca, é possível alcançar significativas mudanças positivas na relação do homem com seu semelhante, e desta forma, em todo o ambiente social.

O homem como ser eminentemente social e interativo, não vive isolado, mas em convívio e relacionamento com seus pares. É na organização que esse relacionamentose evidencia, assim as atividades são coordenadas por duas ou mais pessoas capazes de se comunicarem e que estão dispostas a contribuir com ação conjunta, a fim de alcançarem um objetivo comum, permitindo satisfazer diferentes tipos de necessidades dos indivíduos, sejam emocionais, espirituais, intelectuais ou econômicas.

A influência das organizações sobre a vida dos indivíduos se manifestapela maneira como as pessoas vivem, se alimentam, se vestem. Seus sistemas de valores, suas expectativas e convicções são profundamente influenciados pelas organizações e vice-versa. As organizações são influenciadas pela maneira de pensar e sentir dos seus participantes. Toda organização é constituída de pessoas e delas dependem para seu sucesso e continuidade.

As vicissitudes pelas quaispassaram a sociedade dos últimos séculos, engendrados pela corrida tecnológica inserida no cenário capitalista influenciaram sobre maneira diversas segmentações da vida social. Essas partículas constituem peças integrativas de um grande mosaico cujo entendimento só será possível dentro de uma percepção natural dos sentimentos humanos.

Quando o homem busca mecanismos artificiais de relacionamento,este passa a trilhar um caminho contra os princípios naturais. Entende-se como princípios naturais de relacionamento o convívio comunitário, familiar, o inter-relacionamento, a participação social. Os princípios artificiais são caracterizados pelo individualismo. Tudo é individual, a maneira como se consome, como se desenvolve trabalhos, como se conversa. A percepção limitada voltada apenas parasi, gera conflitos.
Conflitos existem nas organizações, porque não há duas pessoas que vivam no “mesmo mundo”. Cada individuo possui estrutura de referência, vê e ouve o mundo sob perspectivas diferentes. Têm sentimentos, idéias, valores peculiares de maneira que a realidade de um ser humano reflete o que é importante para ele. Essa realidade satisfaz os seus valores, seus interesses e suasnecessidades. Todo ser tem uma história pessoal e cultural que é diferente das outras pessoas.

A terceirização é um fenômeno que gera conflitos e traz mudança para o ambiente organizacional. Conforme Leite (1994) a terceirização é uma ameaça aos olhos dos empregados devido dois aspectos: primeiro, porque introduz um fato novo, completamente desconhecido e totalmente fora de sua linha de controle.Segundo, porque a chegada de um estranho é logo associada à possibilidade de perda do próprio emprego.

A pesquisa justifica-se por considerar que estudos que forneçam parâmetros para melhor compreensão sobre o processo de terceirização e seus conflitos são de interesse de nossa sociedade que deve cada vez mais estar apta para vivenciar mudanças e quebrar paradigmas. Também possibilita uma...
tracking img