Terceira Idade

Páginas: 11 (2728 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE CEUMA CAMPUS COHAMA
COORDENAÇÃO DO CURSO SERVIÇO SOCIAL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL





ROSANGELA CHAVES MACIEL








ASSISTÊNCIA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE













São Luis
2014
ROSANGELA CHAVES MACIEL













ASSISTÊNCIA SOCIAL NA TERCEIRA IDADE


Projeto de Pesquisa apresentado À DISCIPLINA Pesquisa II, do curso ServiçoSocial da Universitário Ceuma Campus Cohama, como pré-requisito para obtenção de nota da segunda avaliação.


Profª Ms: Teodora Torres









São Luís
2014
SUMÁRIO






1 JUSTIFICATIVA 2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
3 PROBLEMA 8
4 HIPÓTESES 9
5 OBJETIVOS 9
5.1 Objetivo Geral 9
5.2 Objetivos específicos 9
6 METODOLOGIA 9
6.1 Indicações metodológicas 10
6.2 Procedimentosoperativos 10
7 CRONOGRAMA 0
REFERÊNCIAS 0















1 JUSTIFICATIVA

O presenta trabalho propõe constituir, na forma do projeto de pesquisa, uma abordagem críticas do modelo político-social na terceira idade considerando os aspectos sociais voltados para a qualidade vida da pessoa idosa no território brasileiro. Diante dessa realidade, encontra-se a questão da saúdepública ligadas às ações da seguridade social e às políticas públicas voltadas aos idosos, cujas responsabilidades envolvem a família, a sociedade, a comunidade e o próprio Estado.
Para entender melhor o que é duma pessoa idosa ou terceira idade, a Organização Mundial da Saúde, classifica cronologicamente como pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e mais de 60 anos de idade empaíses em desenvolvimento.
Durante o século XXI, há uma tendência muito forte do envelhecimento populacional o que vem causando enormes implicações relevantes para todos os domínios da sociedade. Segundo Fundação de População das Nações Unidas – UNFPAS, no mundo todo, a cada dois segundos duas pessoas completam sessenta anos de idade, totalizando anualmente 58 milhões de pessoas idosas, isso,significa que cada nove pessoas no mundo tem 60 anos de idade ou mais. Estima-se um crescimento de 1 em cada 5 pessoas por volta de 2050, ou seja, o envelhecimento da população é um fenômeno que já não pode mais ser ignorado.



Gráfico 01 – Número de pessoas com 60 anos de ainda ou mais nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, 1950 a 2050.
Fonte: DESA: Envelhecimento da População Mundial2011 (a ser publicado em 2012),


O processo de envelhecimento, segundo a classificação da população, é um aumento da quantidade de pessoas idosas em parcela proporcionalmente maior que a população total. Essa condição é praticada em função do declínio das taxas de fecundidade e o aumento da longevidade que entre 2010 a 2015 passou a ser de 78 anos nos países desenvolvidos e 68 nos países emdesenvolvimento. A expectativa maior se verifica em 2045 a 2050, que os recém nascidos podem viver até os 83 anos e 74 anos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento respectivamente.
É importante salientar que cada grupo de pessoas idosas, como os de baixa renda, homens ou mulheres, com idade mais avançada, analfabetos, na zona urbana ou rural em necessidade e interesses específicos quedevem ser tratados por meios de políticas de assistência social que visem implementação de ações que garantam seus direitos constitucionais. Por outro lado, o incentivo à participação do setor privado, sobretudo a família que toma pra si a tarefa de cuidar de seus idosos, isso, é o que se chama “reprivatização do envelhecimento”, ou seja, a deficiências de políticas públicas para a proteção social,coloca a família no processo de privatização do cuidado ao idoso.
A questão levantada: “Assistência Social na terceira idade”, foi uma escolha racional a partir do enfrentamento dos problemas correlacionados à deficiências de politicas públicas sociais voltadas para atender a crescente demanda da população idosa. Para se ter uma ideia do problema, nos últimos 60 anos, no brasil, o número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terceira idade
  • Terceira idade
  • Terceira Idade
  • Terceira idade
  • terceira idade
  • Terceira idade
  • terceira idade
  • Terceira idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!