Terapia ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A lesão da medula espinhal é uma das mais devastadoras síndromes incapacitantes que cometem o ser humano, pois estabelece alterações e disfunção na condução nervosa das informações sensoriais e motoras, trazendo como conseqüência:paralisia dos segmentos e déficit sensorial superficial e profundo abaixo do nível lesionado, disfunções vasomotoras e alterações autonômicas, alterações esfincterianascom deficiência para esvaziamento vesical e intestinal e disfunção sexual [1].Os efeitos da lesão têm impacto não somente na vida do paciente e de sua família, mas também em toda a sociedade.
Ela tem sido identificada como uma incapacitação de baixa incidência e alto custo, que exige diversas alterações na qualidade de vida do paciente [2].
As Lesões medulares podem ser grosseiramente divididasem 2 categorias etiológicas: lesões traumáticas e não-traumáticas. Os traumas são de longe a causa mais freqüente de lesão em populações de reabilitação de adultos. A incidência das lesões traumáticas é mais elevada, sendo que a lesão é causada por um evento traumático como acidente automobilístico, queda de alturas, mergulhos em locais rasos, por ferimentos com armas brancas, por ferimentos comarmas de fogo (projétil), etc [3].
Estatísticas indicam que os acidentes envolvendo veículos automotivos são a causa mais freqüente de LM traumática (36,6%), seguidos por atos de violência (27,9%),quedas (21,4%), lesões em esportes recreativos (6,5%) e outros traumas (7,6%) [4].
A lesão medular geralmente ocorre em pessoas ativas, independentes, que em um determinado momento têm controle sobresuas vidas e no momento seguinte estão paralisadas, com perda de sensibilidade e das funções corporais e dependentes de outros para suas necessidades mais básicas [5]. Diante desta realidade, é de extrema importância que os portadores de lesão medular estejam engajados em programas de reabilitação física, com objetivos de resgatar os movimentos perdidos e adquirir a independência em suas atividadesde vida diária (AVD’s), sendo a Equoterapia um tratamento global e de ótima indicação para tais casos.
A lesão medular pode ocorrer em diversas alturas e formas, por diversas causas. Conforme a altura na medula e gravidade da lesão, há mais ou menos comprometimentos dos movimentos, sensibilidade, controles de esfíncteres, funcionamento dos órgãos, circulação sanguínea e controle de temperatura,pois, além da lesão na medula espinhal, pode ocorrer também uma lesão no sistema nervoso autônomo ou alterações no mesmo, devido a lesão causada na medula espinhal. Tal lesão ocorre devido a morte dos neurônios da medula e a quebra de comunicação entre axônios oriundos do cérebro e suas conexões com os neurônios da medula, interrompendo assim, a comunicação entre o cérebro e todas as partes docorpo que ficam abaixo da lesão [6].As LM são normalmente divididas em duas categorias funcionais amplas: tetraplegia e paraplegia. Tetraplegia refere-se à paralisia parcial ou total dos quatro membros e tronco, incluindo músculos respiratórios, e resulta de lesões da medula cervical. Paraplegia refere-se à paralisia parcial ou total de parte ou ambos os membros inferiores e do tronco, resultando delesões da medula espinhal torácica, lombar ou das raízes sacrais [7].
Tendo em vista todas as alterações acima citadas, ocasionadas pela lesão medular, este trabalho visa elucidar as melhoras e os benefícios oferecidos pelo tratamento equoterápico, sendo este um método recente, tanto na parte motora como nas AVD’s dos portadores de lesão medular.
A Equoterapia é a única terapia que trabalha oindivíduo como um todo, ou seja, em sua forma biopsicossocial. Ela apresenta características únicas. Trata-se de uma terapia
que utiliza o cavalo como instrumento reabilitador. Cada indivíduo é visto como uma pessoa especial, que sente, pensa, deseja, realiza e aprende. Se caso não lhe é permitido agir com uma boa desenvoltura motora, são criados mecanismospara vencer as suas dificuldades [8]. O...
tracking img