Terapia ocupacional berenice rosa francisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERAPIA OCUPACIONAL- Berenice Rosa Francisco

No livro Terapia Ocupacional de Berenice Rosa Francisco, a autora exclama a dificuldade de responder a pergunta que não quer calar:
O QUE É TERAPIAOCUPACIONAL?
Mostra que as pessoas já tem em mente uma visão errônea do trabalho do terapeuta ocupacional e da importância da Terapia Ocupacional para o bem estar das pessoas.
Tende-se a relacionara Terapia Ocupacional com recreação infantil e atividades relacionadas à somente dá ocupação para pessoas com comprometimento mental.
Buscando no dicionário a definição exata para TerapiaOcupacional, encontra-se que TO é “Técnica (parte da medicina que estuda e põe em prática) que utiliza o trabalho como recurso (meio adequado) para tratar (aliviar ou curar doentes)”, porém para que a terapiaocupacional cumpra essa definição é necessário que o foco terapêutico seja a ocupação e a atividade humana e que estas tenham significados na vida do indivíduo, é necessário também que o terapeutaocupacional seja capaz de identificar as necessidades, problematização e superação dos conflitos do cliente/paciente.
O terapeuta ocupacional precisa estar atento às adaptações terapêuticas caso acaso.
Várias definições para terapia ocupacional foram admitidas até hoje, cada autor propunha uma vertente distinta acerca da profissão.
Ao contrário do que se imagina, a terapia ocupacional não éuma profissão nova, porém na antiguidade era utilizada somente no tratamento e melhoramento de pessoas com transtornos mentais, em 1979 o doutor Philippe Pinel, propôs a reforma psiquiátrica naEuropa, defendendo ocupação e trabalho como forma de tratamento.
A partir de então Europa e América começaram a sair da visão positivista e buscar uma intervenção na saúde mental mais humanizada, porémsomente após a primeira guerra mundial, surgiu a formalidade da profissão do terapeuta ocupacional.
É cada vez mais forte a visão do indivíduo como um todo, priorizando o fazer humano como recurso...
tracking img