Teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS ESTRUTURALISTA E DE SISTEMA
ESTRUTURALISTA
É uma conciliação entre a teoria da burocratica e a da relações humanas. Foi criada na década de 50 (1947) pela fusão da teoria de George EltonMayo baseada na experiência de Hawthorne (George Elton Mayo chefiou uma experiência em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne. Esta experiênciacaracterizou-se como um movimento de resposta contrária à Teoria Clássica da Administração, considerada pelos trabalhadores e sindicatos como uma forma elegante de explorar o trabalho dos operários para benefíciodo patronato http://pt.wikipedia.org/wiki/Elton_Mayo) . Com a finalidade de incluir o ser humano nos fatores que influenciam a produção. Conciliou a teoria Clássica, Burocratica e das Relaçõeshumanas, busca equilíbrio entre empresa e operário, ou seja, focaliza-se no problema entre organização formal e informal . Busca solução conjunta, não favorecendo nem operário nem administração e a teoriaburocrática de Max Weber, a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máximaeficiência possível no alcance desses objetivos. Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Seu principal livro, para o propósito deste estudo, é “A ÉticaProtestante e o Espírito de Capitalismo”.) .

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO ESTRUTURALISMO
Aspectos positivos:
O estruturalismo facilita uma abordagem múltipla na análise das organizações, porque é a convergênciadas várias teorias, nesta teoria organização é vista como uma unidade social grande e complexa. O estruturalismo demarca duas grandes tendências teóricas muito importantes: a de conflito e aintegrativa.
Conduz a uma ampla visão da organização, referindo os conflitos e antagonismos não só interpessoais mas também como parte da estrutura organizacional. Não existem dois tipos de organizações...
tracking img