Teorias sobre a mona lisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias sobre a Mona Lisa
Maternidade é "o segredo" do sorriso

O sorriso misterioso de Mona Lisa é o de uma mulher que acabou de dar à luz, assegura operito francês Bruno Mottin, do centro de investigação e restauro do museu do Louvre.
A esta surpreendente conclusão chegou uma equipa de cientistas canadianos,que utilizou tecnologia tridimensional numa nova investigação sobre o quadro de Leonardo da Vinci.
Na explicação dada por Mottin, o vestido da mulherimortalizada por Leonardo da Vinci está coberto por um fino véu transparente, usado na Itália de princípios do século XVI pelas mulheres grávidas ou que acabavam dedar à luz.
Este pormenor - o véu - esteve até ao presente "oculto" sob uma camada de verniz.
O quadro está a ser objecto de diversos estudos. O que agoralevaram a cabo cientistas do Conselho nacional de investigações do Canadá mostrou também que ele se apresenta num delicado estado de conservação mas não sofrerágrandes danos se for tratado adequadamente.
"O painel de madeira em que a obra foi pintada - advertem os cientistas - é sensível à temperatura e às variaçõesclimáticas. No entanto, se as actuais condições de manipulação se mantiverem, não há risco de degradação".
A pesquisa permitiu ainda apurar que a fissura de 12centímetros na metade superior do quadro "parece estável e não se agravou ao longo dos anos".
Mona Lisa, ou Gioconda, a jovem mulher de meio sorriso enigmáticoque Da Vinci fez imortal, tem sido identificada como Lisa Gherardini, a mulher de um mercador florentino chamado Francesco de Giocondo.

In Jornal da Madeira
tracking img