Mecanica de solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA MILITAR
Disciplina: Mecânica dos Solos
Primeira Lista de exercícios:
1. Descreva, de maneira sucinta, os processos de formação rocha−solo. Comente a possibilidade de em um perfil qualquer de solo encontrarmos uma camada de solo residual sobrejacente a uma camada de solo sedimentar.
R1: Os processos de formação rocha-solo designam-se intemperismo. Todos os solos se originamda decomposição das rochas que constituíam inicialmente a crosta terrestre. A decomposição é decorrente de agentes físicos e químicos. Os agentes físicos podem ser: Variacao da temperatura, Congelamento de agua, Accao Coloidal e Decomposicao.
Os agentes químicos sao: hidratação, hidrólise, oxidação, lixiviação, troca de cátions, carbonatação, etc.
Não existe a possibilidade de umarocha residual estar por cima da sedimentar, dado que a residual provem de uma rocha sã e se apresenta heterogêneo e anisotrópico devido à presença das estruturas das rochas originais. São tamb’em conhecidas por rochas “in situ” por terem sido formados no mesmo local onde se encontram.


2. Distinga intemperismo físico de intemperismo químico citando as principais características dos solosformados pela predominância de um ou outro tipo de intemperismo.
Intemperismo físico – Dá-se através de agentes como agua, vento, temperatura e vento. Formam-se particulas grossas, intermédias e por vezes argilas.
Intemperismo – processo em que há modificação química ou mineral das rcochas de origem. O agente principal é a agua. Os mecanismos sao a hidrolise, hidratacao, oxidacao,carbonatacao, etc.


3. Fale sobre a influência do agente de transporte na formação de solos sedimentares (se possível desenhar curvas granulométricas típicas para diferentes agentes de transporte). Descreva um perfil de solo residual, citando as características predominantes de cada horizonte de intemperismo.
Os sedimentos transportados por gravidade, devido a diferença de nível entre doispontos, se localizam na base de uma elevação, originando os solos coluvionares(talus). São solos bem graduados com ampla variação das dimensões partículas e com a fração grossa mantendo a forma original em face da pequena distância de transporte.
Quando os sedimentos são transportados pela água há uma seleção natural dos mesmos, com os maiores sendo depositados a uma distância menor e osmenores a uma distância maior do local de início do transporte. Esta seleção dependerá da velocidade da água. Os solos assim originados são denominados aluvionares.
Os sedimentos transportados por geleiras darão origem a solos glaciários com textura bem graduada, podendo conter desde matacões até partículas de dimensão argila. Em face do grande volume de uma geleira, os sedimentostransportados preservam a forma e dimensões iniciais, enquanto aqueles que se encontram no plano de deslizamento têm face polida.
O transporte pelo vento dá origem aos depósitos eólicos. O transporte eólico provoca o arredondamento das partículas, em virtude do seu atrito constante. É o caso das areias dunares, são mal graduados, porosos, pouco densos e estruturalmente instáveis.


4. Falesobre as principais diferenças entre as partículas de textura grossa e fina e como cada um destes grupos influi nas características dos solos (estrutura, sensibilidade, atividade, etc).
A.Solos de Textura Arenosa (Solos Leves) - Possuem teores de areia superiores a 70% e o de argila inferior a 15%; são permeáveis, leves, de baixa capacidade de retenção de água e de baixo teor de matériaorgânica. Altamente susceptíveis à erosão. Devido ao seu maior tamanho, partículas de areia têm superfície específica baixa. Tem baixa capacidade de retenção de água, o que ocasiona uma alta taxa de infiltração de água no solo e, conseqüentemente, elevadas perdas por percolação.


B.Solos de Textura Média (Solos Médios) - São solos que apresentam certo equilíbrio entre os teores de areia,...
tracking img