Antonio da sangallo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTONIO DA SANGALLO, O JOVEM (1484 – 1546)

Antonio da Sangallo, o Jovem nasceu em Florença no ano de 1484. Seu contato com a técnica da construção se deu desde pequeno, através de sua família. Seu avó, Francesco Giambeti era carpinteiro e seus tios Giuiano e Antonio da Sangallo, o Velho eram considerados arquitetos na época.
Deixou Florença ainda muito jovem e foi para Roma, onde em 1508 etornou aprendiz de Bramante, trabalhando com ele na construção da fortaleza de Civitavencchia. E foi onde também trabalhou na construção da Basílica de São Pedro, inicialmente como carpinteiro construindo os arcos da grande cúpula de Bramante. Provavelmente tenha sido nesse trabalho que Antonio construiu também sua reputação e sua considerável fortuna. Ainda na obra de São Pedro, em 1516, teve aoportunidade de ser assistente de Rafael, que foi onde deixou de ser apenas um carpinteiro para se tornar arquiteto e passou a se interessar por teoria arquitetônica. Em 1520, acabou por assumir o lugar de seu mentor e se tornou arquiteto-chefe, e em 1536 uma carta do Papa Paulo III foi designado a ser o responsável perpétuo da Basílica e de todos os outros empreendimentos arquitetônico já emandamento ou projetos a partir no Estado Papal, onde ficou até sua morte em 1546. Ainda deu continuidade a outra obra de Rafael, a Villa Madama.
Apesar de ter feito muito sucesso em sua contribuição a Basílica de São Pedro, Sangallo teve dificuldades para conseguir outros projetos. Em uma época onde já havia “concursos” para a execução das obras, a concorrência era forte e havia uma grande dificuldadepara ser aceito. Porém durante dois papados (o de Clemente VII, e principalmente o de Paulo III), conseguiu todos os projetos importantes da corte católica. Seu trabalho para Clemente VII se concentrou nas fortificações do Estado Papal, o que não seria nenhuma novidade esse tipo de projeto, uma vez que já havia trabalhado com Bramante em Civitavencchia – além de mais tarde em Florença e em Perugiatambém executar esse tipo de obra. Para Paulo III, realizou as seguintes obras: reforçou as fortalezas de Ancona e de Loreto, construiu uma nova fortaleza em Perugia, remodelou as fortificações de Piacenza de acordo com as exigências da época, foi superintendente de outras obras no Palácio do Vaticano.
Entre outras obras de Antonio pode-se citar: a Fornezza da Basso, em 1534, feita paraassegurar a supremacia dos Médici a mando do então duque de Florença, Alessandro; a Casa da Moeda do ducado dos Farnese, em Castro; a Casa da Moeda papal em Roma, etc. Sobre seus palácios é possível afirmar que os primeiros possuem grande influência das obras de Bramante e Rafael, sendo o mais importante deles o Palazzo Farnese, obra a ser citada a seguir




PALAZZO FARNESE

Considerada a maiorobra ainda existente de Antonio Sangallo, e onde atualmente está localizada a embaixada francesa na Itália, o Palazzo Farnese é fruto de uma complicada evolução construtiva, que ainda hoje não foi completamente explicada.
Incialmente era apenas uma propriedade com uma antiga residência comprada em 1495 pelo até então cardeal Alessandro Farnese, suas sucessivas reformas iniciadas em 1517 chegaramao projeto que conhecemos hoje no ano de 1589.
A obra deveria atender as necessidades do cardeal, que inicialmente optou por um projeto de reforma – apresentado por Antonio Sangallo, o Jovem – contendo duas escadas, de forma separar as entradas dos apartamentos de seus filhos. Porém com Alessandro se tornando Papa Paulo III, em 1534, Sangallo optou por modificar o projeto com a finalidade detorna-lo mais grandioso. Entre as novas modificações incluía-se: derrubar algumas casas vizinhas e a velha escadaria, refazer todas as escadas a fim de deixas mais confortáveis, ampliar o pátio interno.
A construção do Palazzo durante os primeiros anos aconteceu em um lento processo que chegou até a ser interrompido completamente devido ao Saque de Roma, em 1527. O ritmo da construção só começou a...
tracking img