Teorias humanistica neoclassica e estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enfase nas tarefas

Administração cientifica é o nome que recebeu poraplicar medoto da ciência aos problemas da administração e trabalhos operacionais são observação a e a mensuração a fim de alcançar elevada eficiencia industrial.
Eliminando o desperdício e a perdas e elevar a produtividade pela aplicação de medotos e técnicas.
Frederich W. Taylor considerado o fundador da TGA ,provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial surgindo assim em no inicio do século XX a Administração cientifica. Sua principal preocupação foi tentar eliminar o desperdício das perdas sofridas pela indústria americanas elevar os novéis de produtividades por meio de aplicação de métodos e técnicas da engenharia Industrial. A escolha do método de trabalho eraconfiada ao próprio operário que se baseava a sua experiência pessoal anterior para definir como iria realizar as tarefas.
Como consequência,as industrias americanas revelaram uma profunda disparidade de médotos de trabalho ,pois cada operário tinha um esquema pessoal de trabalho ,o que duficultva a supervisão ,o controle a padronização de utensílio e ferramentas de trabalho.
Taylor procuroutirar o operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa no que foi bem sucedido para impor lhe um medoto planejado e estudado por um profissional especilalizado no planejamento de tarefas.
Após descbrir a melhor maneira de executar atarefa ,esta passa a ser o medoto de trabalho do operário . A preocupação era estabeler os tempos e padrões de produção por meio dacronometragem afim de definir o tempo médio necessário para um operário normal realizar a tarefa devidamente racionalizada,esse tempo padrão ou eficiência equivalente a 100%.Para assegurar a a eficiência do operariado tornava se necessário selecionar os operários mais aoptos ,treina-los na execução do medoto escolhido e oferece-lhes condições de conforto capazes de reduzir a fadiga.
A soluçãoencontrada para o aumento da eficiência foi encontra planos de incentivos salariais e prêmios de produção.
A produção invidual até 100% e eficiência era renumerada de acordo com o numero de peças produzidas,acima de 100% de eficiência a renumeração era crescida de um premio ou incentivo adicional no qual aumentava na medida da eficiencia do operário.

Três abordagens relacionadas coma estruturaorganizacional
1 Teoria clássica de Fayol
2 Teoria de Burocracia de Weber
3 teoria Estruturtalista

Funções da empresa
Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:
1. técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
3. financeiras, relacionadas com a procura egerência de capitais
4. segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas
5. contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
6. administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções[3]
As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa
Elementos da função administrativa
 Planejar - Estabelece osobjetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização
 Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamentoestabelecido.
 Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.
 Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer...
tracking img