Teorias do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: DO EVOLUCIONISMO Á HERMENÊUTICA Capitulo 9
Quando se estabeleceram as relações capitalistas internacionais envolvendo as antigas colônias, agora independentes e vistas como sócias ou parceiras nos acordos econômicos, as antigas comparações científicas entre as sociedades se tornaram ultrapassadas. Afinal, em cada uma das novas nações aparecia umaburguesia comercial cujo objetivo era lucro. As nações que se firmavam como centros de dominação política e econômica passaram a constituir modelos ou estágios superiores aos quais deveria chegar todo e qualquer povo. Entre estas e as sociedades de formas econômicas mais rudimentares, estabelecia-se um continuum a partir do qual as diferentes nações eram classificadas como “desenvolvidas”,“subdesenvolvidas” e “pré-capitalistas”. Essa classificação, na verdade, subsiste até hoje.
O Desenvolvimento Segundo Etapas de Crescimento Econômico: William Wilber Rostow, ex-professor do Instituto de tecnologia de Massachusetts e porta-voz da casa branca para assuntos exteriores em 1967, é autor de uma das mais difundidas reflexões baseadas nos princípios desenvolvimentistas. Rostow identifica etapasde desenvolvimento que caracterizam cinco tipos de sociedade. Sociedade Tradicional: caracteriza-se por produção limitada, tecnologia baseada em uma ciência pré-newtoniana, elevado grau de subordinação do homem ao ambiente e inadequado aproveitamento dos recursos naturais. Sociedade em processo de transição: estagio no qual aparece as precondições para o desenvolvimento econômico, representa agestação de atitudes racionais adequadas ao controle e á exploração da natureza. Sociedade em inicio de desenvolvimento: Segundo Rostow, nesse período já se percebe investimento de capital de capital na área produtiva, crescimento da manufatura e aparecimento de um sistema político, social e institucional em expansão. Sociedade_em_Maturação: corresponde ao estágio em que as forças de expansãoeconômica passam a predominar na sociedade. Sociedade de produção em massa: é o estágio de desenvolvimento efetivo da produção em bases industriais e científicas e de aumento significativo do investimento produtivo de capital.
Entraves ao desenvolvimento: O Tradicionalismo e a Questão Racial - Na base dos estudos desenvolvidos, dos quais o de Rostow é uma exemplo clássico, cada estagio econômicorepresentaria o grau de avanço de uma sociedade em relação à meta almejada.“Entraves” significa as dificuldades advindas de uma constituição inadequada, tanto dos recursos naturais quanto dos agentes econômicos. Um desse entraves seria o clientelismo – tipo de relação existente entre membros de uma sociedade como parentescos. Uma amostra desse tradicionalismo eram empresas familiares.
Buscandojustificativas nas condições internas dos países “subdesenvolvidos”, capazes de explicar o seu atraso, lançou-se mão de argumentos preconceituosos e racistas. Raça, tradição e até mesmo a nacionalidade do povo colonizador foram explicações aceitas.
A história e o desenvolvimento: As teorias que estabeleceram estágios de desenvolvimento não consideraram as relações internacionais instauradas pelocapitalismo, nem o processo de colonização nem a história particular de cada povo. As sociedades perdem sua originalidade e especificidade na medida em que a lei da evolução e o desenvolvimentismo é que comandam a transformação social. Com o desenvolvimentismo, a sociologia parece ter dado um grande passo para trás, pondo de lado os ensinamentos de Weber e Marx no sentido de incorporar a história àanálise social.
A abordagem Dualista do Desenvolvimento: A abordagem dualista identifica em certos continentes, países ou regiões uma formação peculiar na qual coexistem duas estruturas distintas. Uma, “desenvolvida”, que apresenta crescimento industrial, expansão urbana, sistema de comunicações amplo e diversificado, alta produtividade e avanço tecnológico. Outra, “atrasada”, na qual...
tracking img