teorias demograficar

1053 palavras 5 páginas
Introdução

A demografia é a ciência que estuda as populações. Uma preocupação fundamental no estudo das populações humanas é com o seu tamanho em determinado momento e com os possíveis fenômenos que afetam esse tamanho, tais como os nascimentos, os óbitos e fenômenos migratórios. Através deste trabalho, que demonstra uma abordagem sobre aspectos da população, serão apresentados conceitos básicos para o estudo das populações como o que é densidade demográfica, crescimento vegetativo e taxa de mortalidade e natalidade. É importante investigar de que modo cada um desses componentes pode ser afetado por mudanças nos demais e como esses fenômenos se relacionam entre si.
Em um contexto menos amplo, falaremos das teorias demográficas de Mathus e a Teoria Reformista ou Marxista. E sobre as estrutura da população e Distribuição da População Mundial.
E por fim, uma abordagem sobre a população brasileira, destacando as regiões mais populosas e estadas mais populosas e povoadas.

Desenvolvimento A população brasileira que trabalha e que é remunerada pela atividade que exerce é considerada a população ativa. Essa taxa é medida com a participação de pessoas entre 10 e 64 anos. Já a parcela da população que não tem uma atividade remunerada é considerada população inativa. O aposentado mesmo tendo salário mensal, também é considerado inativo, pois não colabora mais para a produção nacional.
"Uma grande fatia de aposentados fazem trabalhos extras para complementar a renda mensal".
No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo. O restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos, isso quer dizer que, a metade da população brasileira trabalha para produzir alimentos e outros afins para a outra metade da população que por um motivo ou outro, não faz nada.
Os trabalhadores ativos trabalham em diversos setores: no campo, nas indústrias, no

Relacionados