Teorias de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de aprendizagem (psicologia da educação)

Teoria de Wallon
Concepções:
Criança: a criança para ele é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo.As crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um sincretismo subjetivo, por pelo menos três anos.
Desenvolvimento: A criança, em seu percurso dedesenvolvimento, vai se formando através de transformações vividas tanto no biológico como no meio social. A teoria de Wallon fala de uma pessoa que se inicia na vida a partir de relações de ordem afetiva como meio ambiente, as emoções. Para Wallon o desenvolvimento não começa cognitivamente: a atividade da criança está primeiramente voltada para a sensibilidade interna (visceral e afetiva). Os estágiosde desenvolvimento importantes para a formação do ser humano não são demarcados pela idade cronológica, e sim por regressões, conflitos e contradições que propiciem que se reformulem e ampliemconceitos e funções. .
Divide-se em cinco estágios:
* Estágio impulsivo-emocional: abrange o primeiro ano da vida da criança, é dado pela emoção.
* Estágio sensório-motor e projetivo: vai até oterceiro ano de vida, o interesse da criança se volta para a exploração sensório-motora do mundo físico.
* Estágio do personalismo: vai dos três aos seis anos, a tarefa central é o processo deformação da personalidade.
* Estágio categorial: por volta de seis anos, traz importantes avanços no plano da inteligência.
* Estágio da adolescência: crise pubertária rompe a tranqüilidade afetiva doestágio anterior, o indivíduo passa por uma série de conflitos internos e externos.
Aprendizagem e linguagem: a linguagem é suporte e instrumento para os progressos do pensamento e para aconstituição do “eu”, revelando as diferentes fases pelas quais passa a criança. (falta concluir esse tópico)
Psicologia e Epistemologia genética de Piaget
Concepções:
Criança: a criança para ele não...
tracking img