Teorias de condicionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2462 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DO CONDICIONAMENTO

OPERANTE
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é ummecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

CLÁSSICO
Um reflexo é uma seqüência estímulo-resposta e tem a função de manter o bomfuncionamento biológico, garantindo sobrevivência e reprodução. Encontramos reflexos em todos os sistemasorgânicos: nervoso, endócrino, muscular, respiratório, digestivo, reprodutivo e até mesmo respostas emocionais reflexas. Os reflexos condicionados formam novas conexões sinápticas inicialmente temporárias e a seguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser exictadores ouinibidores. Sua função é preditiva, ou seja, serve para antecipar a resposta de prazer ou mesmo advertir sobre um possível perigo.
Para obter-se um condicionamento efetivo é preciso que o estímulo condicionado (SC) preceda o estímulo incondicionado (SI), que não coexistam estímulos externos inibidores e que haja repetição periódica do condicionamento. Extinções ocorrem quando SC é apresentado sem o SIaté que este desfaça a associação. O condicionamento pode ser recuperado se os emparelhamentos entre SC e SI forem refeitos - processo conhecido como recuperação espontânea.

* Teoria Cognitivista de Ausubel
É uma teoria que procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
A teoria de Ausubel é de carátercognitivista e construtivista. É cognitivista ao explicar o processo de cognição e construtivista ao assumir que o processo da apreensão do conhecimento é evolutivo. Um processo no qual o conhecimento atual é construído em cima de etapas prévias já acabadas.
Estrutura Cognitivista tem o significado de uma estrutura hierárquica de conceitos. É o conteúdo total e organizado de idéias de um dado indivíduo.No contexto da aprendizagem de certos assuntos, refere-se ao conteúdo e organização de suas idéias naquela área particular de conhecimento.
Ausubel tem uma preocupação explícita com a situação da sala de aula, estando muito mais próximo neste sentido de uma teoria de ensino do que uma teoria psicológica.

O conceito central da teoria de Ausubel é o de aprendizagem significativa. Diz-se que háaprendizagem significativa de certo conceito quando este relaciona-se de maneira substantiva de certo conceito quando este relaciona-se de maneira substantiva e não-arbitrária com outros conceitos preexistentes na estrutura cognitivista do indivíduo. Além de não arbitrária, uma vez aprendido determinado conteúdo desta forma, o indivíduo conseguirá explicá-lo com as suas próprias palavras.
AAprendizagem mecânica é o extremo oposto da Significativa. As novas idéias não se relacionam de forma lógica e clara com nenhuma idéia já existente na estrutura cognitiva do sujeito, mas são "decoradas". São armazenadas de maneira arbitrária, o que não garante flexibilidade no seu uso, nem longevidade. O indivíduo não é capaz de expressar o novo conteúdo com linguagem diferente daquela com que estematerial foi primeiramente aprendido.
Ausubel enfatizava o uso da aprendizagem significativa, mas sabia que no processo ensino-aprendizagem existem circunstâncias em que a mecânica era inevitável.
Os pontos de ancoragem servem para assimilar o conteúdo que seguirá a aprendizagem significativa. Eles são formados com a incorporação à estrutura cognitiva de elementos relevantes para a aquisição de...
tracking img