TEORIAS DO CONDICIONAMENTO

OPERANTE
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russoIvan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é ummecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de umaalavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

CLÁSSICO
Um reflexo é uma seqüência estímulo-resposta e tem a função de manter o bomfuncionamento biológico, garantindo sobrevivência e reprodução. Encontramos reflexos em todos os sistemasorgânicos: nervoso, endócrino, muscular, respiratório, digestivo, reprodutivo e até mesmorespostas emocionais reflexas. Os reflexos condicionados formam novas conexões sinápticas inicialmente temporárias e a seguir duradouras, pois são reflexos "aprendidos" e podem ser exictadores ouinibidores. Sua função é preditiva, ou seja, serve para antecipar a resposta de prazer ou mesmo advertir sobre um possível perigo.
Para obter-se um condicionamento efetivo é preciso que o estímulocondicionado (SC) preceda o estímulo incondicionado (SI), que não coexistam estímulos externos inibidores e que haja repetição periódica do condicionamento. Extinções ocorrem quando SC é apresentado sem o SIaté que este desfaça a associação. O condicionamento pode ser recuperado se os emparelhamentos entre SC e SI forem refeitos - processo conhecido como recuperação espontânea.

* Teoria Cognitivistade Ausubel
É uma teoria que procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
A teoria de Ausubel é de caráter... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Teorias de condicionamento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-De-Condicionamento/106267.html

MLA

"Teorias de condicionamento" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-De-Condicionamento/106267.html>.

MLA 7

"Teorias de condicionamento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-De-Condicionamento/106267.html>.

CHICAGO

"Teorias de condicionamento." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teorias-De-Condicionamento/106267.html.