Teoria e obras da arquitetura moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA.


a)Valorizar a memória, a história e os tipos da cidade tradicional como elemento projetual (Aldo Rossi)
Para Rossi uma boa arquitetura está baseada no valor simbólico dos monumentos, da malha original existente , como representação da alma dos lugares, e na necessidade de novas intervenções que dialoguem com o ambiente já existente.Foi conhecido por ser menos irônico e provocadorque os demais arquitetos de sua época, foi bastante influenciado pelo estilo clássico.No seu livro ‘’Arquitetura da cidade’’ ele aborda a questão do surgimento e tranformação da cidade ao longo do tempo. Essas transformações devem manter características, um padrão que façam lembrar da história do lugar e isso pode ser conseguido analisando as tipologias existentes naquele local.Considera a cidadecomo o locus da memoria coletiva da sociedade Dessa forma ele percebe a cidade com um elemento vivo que possui formas, permanências e não necessariamente a forma deve seguir a função, pelo contrário as mais diferentes funções que se adaptam as formas já existentes .As construções vão mudando e essas mudanças contínuas fazem com que a cidade permaneça viva e as mais diferentes funções se adaptem aessas novas formas.O arquiteto também faz referência a existencia do tipo que se reproduz naturalmente e que tudo a ser projetado deve se adequar ao tipo, o qual já existe na região. Tais características reforçam a idéia da indentidade do local,de maneira a obra um corpo estranho naquele ambiente. Tais conceitos contribuem para um arquitetura mais integrada com as cidades,além de proporcionarmaiores chances de inserções bem sucedidas dos edifícios no lugar. Desprezar o que já existiu e vir com algo completamente novo não parece a melhor solução e, provavelmente, terá pouca adesão. Conhecimento do lugar, suas demandas, tradições, necessidades e cultura enriquecem o processo e tornam o ato de fazer arquitetura algo mais rico e intrinsecamente ligado à cidade.

b)Retomar a questão dacomunicação com o usuário por meio de referencias à símbolos da cultura popular (Venturi).
Robert Venturi, famoso pelo seu “manifesto” Complexidade e contradição na arquitetura (1966), lança um modo de fazer arquitetura. Para Venturi, a arquitetura era algo extremamente ambíguo e dotada de muitos significados. Criticava duramente aqueles que defendiam soluções simples e reduzidas, como se podever em sua clássica frase “O menos é tédio” em reposta a famosa citação de Van de Rohe, “Menos é mais”. Ele alega que soluções simples não resolvem problemas de uma sociedade complexa. Venturi usa materiais modernos junto a alguns conservadores, instigando o observador e contestando a simplicidade através de contradições na escala e elementos não simétricos, por exemplo (obras desta época: GuildHouse e Vanna House). Em outra fase, Venturi escreve “Aprendendo com Las Vegas”. Las Vegas é conhecida por ter grande quantidade de placas e anuncios, o que ele considera que deveria ser fonte de inspiração para os arquitetos. Também defende que os símbolos fazem parte do cotidiano da cidade, sendo essa uma consideração bastante relevante no momento da elaboração do projeto, para que hajacomunicação entre a população/usuário e a edificação. Este tipo de abordagem projetual nos faz refletir acerca de que maneira, como e até onde a fachada e estrutura de euma edificação deve se comunicar com o observador; nos faz pensar, também, no novo uso de antigos materiais, de que maneira eles podem ser ‘reinventados’. Por fim, ele considerava que as paredes de um edifício eram verdadeiros “outdoors” etenta retomar a linguagem simbolista da arquitetura. Sua arquitetura, nessa fase, é mais de comunicação do que de espaço, produzindo um forte impacto visual na intenção de se comunicar e divulgar. Os: Existem dois tipos de comunicação blábláblá.
c)Explorar a dimensão fenomenológica por meio do tratamento das superfícies e de experimentações com materiais ,como a luz. (Noberg-Schutz,Pallasma)...
tracking img