Teoria Weberiana, resumo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA E CONTEXTO HISTÓRICO
Max Weber, sociólogo alemão, nasceu em 21 de Abril de 1864, em Erfurt. Embora tivesse seguido carreira jurídica também estudou filosofia, teologia, história e economia. Terminada a fase de estudos ele passou a se dedicar à docência universitária.
Após uma viagem de estudos para os Estados Unidos, em 1904, Weber recebe influência direta em sua reflexão sobre ocapitalismo. É a partir deste momento que ele passa a se interessar mais diretamente pela sociologia.
Suas obras políticas e sociológicas estarão arraigadas por temas sobre o papel do Estado, a expansão do capitalismo, a situação dos trabalhadores no campo e na cidade, o papel da burocracia e tantos outros debatidos por Weber.

TEORIA DE MAX WEBER
Em contraponto a Comte e Durkheim, em que o objeto(fato social) era a base sociológica, Weber orienta seus estudos com base no sujeito. Para ele o indivíduo é o elemento fundamental na explicação da realidade social causando, assim, uma revolução nas ciências sociais. Weber, portanto, inaugura uma nova maneira de interpretar os fenômenos sociais, a teoria sociológica compreensiva.
Ao combater o pressuposto positivista de que as ciências danatureza e as ciências sociais deviam compartilhar o mesmo método Weber elucida as diferenças entre elas, participando de debates com neo-kantianos. Neste debate ele assume um posicionamento intermediário, não aceita os ideais positivistas mas também critica a separação extremada das ciências pelos neo-kantianos. Para Weber as “leis científicas” seriam úteis na interpretação das ciências sociais paraque não caíssem no mero subjetivismo.
Para Max Weber, o sociólogo deve saber integrar dois métodos, o individualizante e o generalizante, no primeiro o sociólogo deve selecionar dados da realidade a serem pesquisados, destacar suas singularidades e traços que o definem, e no segundo usar o princípio da causalidade, o qual busca estabelecer relações entre. Entretanto, mesmo que Weber aceite as “leiscientíficas” como método válido ele não as define como finalidade das ciências sociais.
Segundo Weber as instituições e os comportamentos são resultados da ação humana, a sociedade só existe por causa das interações recíprocas entre as pessoas. Portanto é preciso voltar ao nascimento dessas instituições, entender o que ele significou, e compreender os motivos pelos quais os homens as sustentam.Sua principal preocupação é estabelecer conceitos claros e definidos sobre a sociologia, como também apontar a ação social como seu objeto de estudo. De acordo com sua definição, ação social é o comportamento de um agente, ou agentes, orientada em relação a outros indivíduos. Portanto, o fundamento dos fenômenos sociais é o sujeito e compreender a ação social é o método de análise de Max Weber.Devido às infinitas formas de ação humana Weber, para tentar delimitar e diminuir as dificuldades constrói uma teoria sobre seus tipos, são elas:
1. Ação racional referente a fins: definir um objetivo e buscar meios adequados para lograr êxito.
2. Ação racional referente a valores: os valores sejam eles éticos, religiosos ou qualquer outro comandam as ações, independente dos resultados.
3.Ação social afetiva: determinadas pelo emocional; afetos ou estados emocionais atuais.
4. Ação social tradicional: determinada pelos costumes enraizados.
Para Weber os conceitos não são uma reprodução da realidade, pelo contrário, as teorias sociológicas só podem captar certos elementos da realidade, pois os sociólogos são condicionados pela cultura em que estão inseridos.
Não há uma ação socialpura, elas são influenciadas por mais de um tipo ideal identificado por Weber: ação racional com relação a valores, ação racional com relação a fins, ação tradicional e ação afetiva.
Weber aborda em suas obras assuntos como as “origens” do capitalismo. Como resultado de sua investigação sobre essas origens Weber fez o livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, a fim de verificar a...
tracking img