Professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER E A SOCIOLOGIA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Carlos Eduardo Sell1

Resumo
Este artigo destaca a contribuição do sociólogo Max Weber para os estudos educacionais, destacando sua tipologia das formas de educação(educação carismática, especializada e humanística) e sua visão da evolução histórica das formas de educação, caracterizada como um progressivo processo de racionalização, na quala educação assume cada vez mais um aspecto técnico.

Abstract
This article highlights the contribution of the sociologist Max Weber to the educational studies, presenting its typology of education forms(charismatic, specialized and humanistic education) and his view of the historic evolution of the education forms, characterized as a progressive process of rationalization, in which theeducation assumes always more a technical aspect.

alavrasPalavras - chave:
Mestre em sociologia política. Doutorando em sociologia política (UFSC). Professor do curso de pedagogia da FEBE (Fundação Educacional de Brusque) e do mestrado profissionalizante de gestão em políticas públicas da Univali. E-mail: carlos@febe.edu.br
1

Max Weber, sociologia da educação, tipologia das formas de educação,racionalização social.

Key-words:
Max Weber, sociology of education, typology of the education forms, social rationalization.

Contrapontos - ano 2 - n. 5 - p. 237-250 - Itajaí, maio/ago. 2002

207

Ao contrário do que ocorre na teoria social, Max Weber (1864-1920) é um autor pouco conhecido nos estudos sobre educação. Situação curiosa, tendo em vista que ao lado de Émile Durkheim(1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) este pensador é considerado um dos pais fundadores da sociologia2. Mas, enquanto os dois pensadores acima mencionados influenciaram consideravelmente a sociologia da educação, legando-nos as já conhecidas abordagens funcionalista e marxista da educação, existem raras tentativas de construção de uma abordagem weberiana sobre os fenômenos educacionais3. Partindo destaconstatação, o objetivo deste breve ensaio é destacar algumas categorias da obra weberiana que poderiam enriquecer o repertório da sociologia da educação na sua tentativa de explicar o fenômeno educativo como comportamento social. O artigo divide-se em três partes. Primeiramente, apresentam-se os principais elementos teóricos e metodológicos da sociologia weberiana. Na segunda parte, utilizamo-nos dateoria weberiana dos tipos ideais para apresentar a tipologia das formas de educação exposta pelo autor no texto “A religião da China”. Na terceira parte, por sua vez, utilizamo-nos da teoria weberiana da racionalização social para desenhar um quadro de evolução histórica da educação no Ocidente. Em nossas considerações finais destacamos em que medida um aproche weberiano da educação ajuda asuperar alguns limites das abordagens tradicionais sobre o assunto.

Sociologia weberiana
Neste tópico apresentamos ao leitor não familiarizado com a teoria sociológica alguns elementos para entender – em seus traços globais – a sociologia de Max Weber. Por outro lado este tópico também nos permitirá desenvolver os pontos seguintes, nos quais retomaremos alguns dos conceitos que serão expostos aseguir para pensar os fenômenos educacionais. Do ponto de vista metodológico Weber deixou sua marca na sociologia por romper com os pressupostos teóricos do positivismo e do funcionalismo, inaugurando uma nova forma de abordar a realidade social. Em primeiro lugar, Weber salienta que as ciências sociais distinguem-se das ciências da natureza pelo seu caráter interpretativo ou hermenêutico4. Emsegundo lugar, o ponto de partida da análise sociológica, segundo este autor, reside no indivíduo, e não nas estruturas sociais. Weber inaugura, assim, o chamado “individualismo metodológico” que parte da premissa de que as estruturas sociais são explicadas a partir do sentido conferido pelos indivíduos ao seu comportamento. Por isso, a sociologia parte da análise da “ação social” que Weber divide em...
tracking img