Teoria psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias/Correntes:Empirismo; Racionalismo; Estruturalismo; Funcionalismo;
Behaviorismo; Gestaltismo; Psicanálise; Humanismo.
Ciências mais correlatas: Etologia; Sociologia; Antropologia; Biologia.Psicologia: Clinica; Social; Educacional; Industrial; Esportiva; Jurídica; Experimental
Etologia: tratado dos costumes, usos e caracteres humanos; estudo dos hábitos dos animais e da acomodação dosseres vivos às condições do ambiente.
Ontogêneses: refere-se às transformações sofridas pelo individuo desde a sua fecundação até o ser perfeito.
Filogenia: evolução pela qual as formas vivasinferiores se vão modificando através dos tempos, para produzirem outras, cada vez mias elevadas.
Psicologia Clínica: Comportamentalista; Gestaltista; Psicanalista; Humanista (rogeriano)
Evolução doestudo do comportamento:
Protágoras (400 ac) O homem e a medida de todas as coisas, das quais são e das que não são.
Sócrates (469 -399ac) Acreditava que o homem era naturalmente bom e tenderia para abondade, por meio da sabedoria. Conhece-te a ti mesmo.
Platão (429-347ac) foi o primeiro a falar em vida psíquica, quando se refere ao mundo das idéias.
Aristóteles (384-322ac) a psicologia passa aser conhecida como ciência das coisas animais. Teoria do conhecimento (empirismo)
Empirismo: O conhecimento tem bases sensoriais: as associações fundamentam a memória e as idéias. E grande aimportância do meio ambiente que estimula a percepção, que e, por sua vez, a base do conhecimento. Bacon (1561-1626)nada que escape a experimentação pode ser objeto de estudo cientifico. John Locke (1632-1704)fundador do empirismo. Comparou a mente a uma tabua rasa, onde seriam impressas, pela experiência, todas as idéias e conhecimentos. Nada existiria ali que não tivesse passado pelos sentidos.Racionalismo: René Descartes(1526-1649) um dos primeiros expoentes do racionalismo. Pai da filosofia moderna, capacidade de criar idéias.

Estruturalismo: Buscava a estrutura da mente, compreender os...
tracking img