Contrato social: locke x hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De que forma podemos compreender Jonh Locke como um individualista liberal?
Para Locke, os direitos naturais indivíduais à vida, à liberdade e à propriedade são inalienáveis o cerne do estadocivil.

Diferencie o estado de natureza de locke e Hobbes:
Ambos partem do estado de natureza que, pela mediação do contrato social, realiza a passagem para o estado civil. Na sua concepçãoindividualista, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza. Esse estado de natureza diferiado estado de guerra hobbesiano, baseado na insegurança e na violência, por ser um estado de relativa paz, concórdia e harmonia.
Explique a idéia de propriedade em Locke, associando aoLiberalismo:
O homem era naturalmente livre e proprietário de sua pessoa e de seu trabalho. Como a terra fora dada por Deus em comum a todos os homens, ao incorporar seu trabalho à matéria bruta que seencontrava em estado natural o homem tornava-a sua propriedade privada, estabelecendo sobre ela um direito próprio do qual estavam excluídos todos os outros homens. O trabalho era, pois, na concepção deLocke, o fundamento originário da propriedade. Para Locke, a propriedade já existe no estado de natureza e, sendo uma instituição anterior à sociedade, é um direito natural do indivíduo que nãopode ser violado pelo Estado.
Por que Locke é considerado um contratualista?
Porque para Locke o principal objetivo da sociedade civil reside na preservação da propriedade e na proteção dacomunidade através do Contrato Social, que seria a mínima intervenção do Estado, apenar para garantir a ordem.



De acordo com as aulas sobrfe Hobbes, como podemos analisar sua tese sobre apropriedade?
Para Hobbes, a propriedade inexiste no estado de natureza e foi instituída pelo após a formação da sociedade civil. Assim como a criou, o Estado pode também suprimir a propriedade dos...
tracking img