Teoria psicogenetica de piaget, vigotski e walon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA PSICOGENETICA DE PIAGET,VIGOTSKI E WALON

1. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudançasqualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas.
Para Piaget a criança aprende construindo e reconstruindo suas próprias açõessobre a realidade que a cerca. De acordo com essa teoria todas as crianças se desenvolvem intelectualmente através de estágios de desenvolvimento e que são estabelecidos por conjunto de esquemas compostospor estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio e cada estágio se inter-relaciona e sucede com o objetivo de aumentar e manter a estabilidadecognitiva.
Os principais períodos do desenvolvimento cognitivo humano, segundo Piaget são:

* Sensório-motor (0 – 2 anos); aprendizagem através dos sentidos e atividade motora.
* Pré-operatório (2 –6 anos); desenvolvimento da função simbólica
* Operações Concretas (7 a 12 anos); Utilização de operações mentais para desenvolver problemas concretos.
* Operações Formais ou Hipotéticas -Dedutivas (11 ou 12 anos em diante); pensamento abstrato
Piaget foi o precursor da “revolução cognitiva” da atualidade com sua ênfase nos processos mentais. Piaget tinha uma visão organísmica dacriança,considerando-as seres ativos em crescimento,com seus próprios impulsos internos e padrões de desenvolvimento. (autor – PAPALIA).

2. DESENVOLVIMENTO HUMANO DE VIGOTSKI

Enfoque interacionistado desenvolvimento humano a Teoria histórico-cultural do desenvolvimento: defende a formação das funções psíquicas superiores (pensamento, linguagem, memória mediada,atenção seletiva,validação,...
tracking img