Saneamento basico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SANEAMENTO BÁSICO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento pode ser entendido como o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitosnocivos sobre o bem estar físico, mental e social. Neste enfoque, o saneamento tem por objetivo minimizar os danos ao meio ambiente que interferem na saúde da população, pode-se dizer que saneamentocaracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental. Também é fator essencial para a saúde, economia e produção de um país.
De acordo com dados da Organizaçãodas Nações Unidas – ONU (2008), a população ultrapassa a marca impressionante de mais de 6 milhões de habitantes. Destes, 2,6 bilhões, ou seja, 40% não têm acesso à rede de coleta de tratamento deesgotos. São 200 milhões de toneladas de dejetos humanos lançados anualmente em nossos rios e lagos. Como consequência, a cada 20 segundos uma criança morre em função de doenças como (diarreia, cólera,tifo, etc.). Isto significa 1,5 milhões de mortes de crianças a cada ano. O saneamento básico, considerado uma das mais importantes metas do milênio, ainda inexiste para uma parcela significativa dapopulação mundial.
Hoje de acordo com os dados da Fundação Getúlio Vargas 53% dos brasileiros não tem acesso à rede geral de esgoto. Isso possibilita afirmar que apesar de ter evoluído muito nosúltimos anos, o país ainda tem sérios problemas de saúde pública em virtude da falta de saneamento. Crianças morrem, e muitas são hospitalizadas com doenças ocasionadas pela falta desse recurso. A partirdesse contexto, saneamento no Brasil é um problema de saúde pública de grande destaque para a população e que na maioria das vezes nãoé dada a real importância e passa, por consequência, despercebido,apesar da sua relevância para a saúde do homem e do meio ambiente.
CRIAÇÃO DA LEI NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL
No Brasil, o saneamento básico ingressou efetivamente na agenda de...
tracking img