Teoria pag

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA COGNITIVISTA DE JEAN PIAGET


Segundo Jean Piaget o conhecimento do indivíduo sobre o mundo está ligado à sua adaptação à realidade. Apenas através do conhecimento, pode o homem se adaptar ao mundo. Tais conhecimentos são os próprios desenvolvimentos da pessoa humana, porque o papel do desenvolvimento é produzir estruturas lógicas que permitam ao homem agir sobre o mundo. Assim, apessoa utiliza processos mentais que a princípio são simples e vão gradativamente se tornando mais complexos. A criança vai lidar com objetos no esforço de dar sentido ao seu entorno. Em função dessa idéia alguns teóricos chamam, também, a teoria de Piaget de interacionista e construtivista.
Para Piaget, nossa capacidade de manipular e formar conceitos muda em função do nosso amadurecimento.Assim, o pensamento de uma criança não é unicamente uma versão menos desenvolvida do pensamento de um adulto, mas difere dele em uma série de aspectos. Em função disto, temos que, uma das premissas básicas da teoria de Piaget, é a idéia de que a criança passa por estágios de desenvolvimento cognitivo e cada um desses estágios é caracterizado por uma estrutura cognitiva específica: ou seja, pelaestratégia que a criança estabelece em suas tentativas de organizar e encontrar sentido na experiência.




O desenvolvimento mental é influenciado por quatro fatores inter-relacionados: Maturação, Experiência, Interação Social e Equilibração.
Na teoria psicogenética há fatores internos do sujeito e fatores de interação do sujeito com a realidade. Existem fatores que são influenciadores dodesenvolvimento e um fator que Piaget considera como dominante. Os fatores influenciadores são: hereditariedade (maturação biológica), experiência física, transmissão social. O fator determinante é o processo de equilibração.
A hereditariedade influencia o desenvolvimento, mas é insuficiente para explicá-lo, a própria maturação está na dependência da atividade do sujeito.
Aexperiência física é entendida como toda a experiência que resulta das ações realizadas materialmente; se este é essencial ao desenvolvimento, também é insuficiente porque a lógica da criança não é resultante apenas dele. É necessária a coordenação interna entre as ações que a criança exerce sobre os objetos.
A transmissão social  diz respeito ao fator da educação que é fundamental, mas nãosuficiente. Para a transmissão ser possível entre o adulto e a criança ou entre o meio social e a criança a ser educada, é necessário que ela assimile o que o meio lhe quer transmitir. E essa assimilação é acionada pelas leis do desenvolvimento.
A equilibração é o fator essencial e determinante no desenvolvimento do sujeito neste processo de adaptação ao meio em que vive. A equilibração secaracteriza por dois aspectos: equilibrar entre si os outros três fatores do desenvolvimento e equilibrar a descoberta de uma noção nova, com outras já existentes nas possibilidades de entendimento da criança ou adulto.

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixasetárias ao longo do seu processo de desenvolvimento são eles: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais.


Estádio da inteligência sensório-motora ---- 0 a 2 anos:

Estádio em que a inteligência se adapta ao meio essencialmente através de esquemas sensório-motores. Inicio do desenvolvimento das coordenações e relações de ordem entre ações, início dadiferenciação entre o próprio corpo e os objetos.

0 – 8 meses: Sub-estádio onde ocorrem as repetições dos esquemas motores inatos (naturais), o bebe relaciona-se com o mundo através dos sentidos e da ação. Os reflexos inatos (naturais) proporcionam-lhe um repertório mínimo de condutas, mas que é suficiente para sobreviver, ele começa assimilar e reproduzir as experiências derivadas do exercício de...
tracking img