Trabalho de logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

A gestão de estoque no Brasil durante muito tempo, foi deixada para um segundo plano nas preocupações dos gestores das empresas. Entretanto, após a leitura de vários documentos como artigo e livros pode – se afirmar que as empresas como um todo, têm hoje uma grande preocupação quanto à gestão de estoque. O estudo tomou como base teorias como planejamento das necessidades deestoque no que se refere à previsão de demanda que pode ser regular, crescente/decrescente e irregular, controle e armazenagem de produtos.
O artigo em questão se desenvolveu a partir de uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio de um estudo de caso. O instrumento de pesquisa utilizado foi à entrevista, pois possibilitou o contato entre o pesquisador e observador. Os resultados mostraramque a empresa apresenta de uma forma geral uma demanda irregular, pois planeja seu estoque com base na sazonalidade, decorrente principalmente de datas comemorativas como dia das mães e natal, porém apresenta produtos com demanda regular como móveis de cozinha, e crescente/decrescente como TVs e DVDs.
O controle de estoque é feito através de um sistema próprio e computadorizado associado àsações humanas e é seguida ocorre a padronização na armazenagem dos produtos.


Palavras Chave:
Gestão de estoque - Planejamento - Controle de estoque - Armazenagem

1 – INTRODUÇÃO

A gestão de estoques é uma atividade que perfaz a logística empresarial e foi durante muito tempo, deixada para um segundo plano nas preocupações dos gestores das empresas. Entretanto, as empresas como umtodo, têm hoje uma grande preocupação quanto à gestão de estoques.
O conceito de gestão de estoque está presente em praticamente todo o tipo de
empresas, assim como no cotidiano das pessoas. Desde o início da história que as pessoas têm usado estoques de variados recursos, de modo a garantir o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos (GARCIA et al., 2006).Para Rebouças, (2011), assim como Dias (2005), a gestão de estoque tem como
objetivo garantir a máxima disponibilidade dos produtos, com o menor estoque possível.
A gestão de estoques explica que quantidade de recursos ou bens produzidos parado é capital parado. Enfim, gestão de estoque é administrar a produção ou compra de mercadorias de modo que não faltem produtos aos consumidores nomomento certo ao menor capital investido possível.
Diante disso, este artigo tem como objetivo descrever a gestão de estoque de uma empresa que atua no varejo de móveis e eletrodomésticos, filial em Bambuí. O estudo será abordado com base no planejamento das necessidades de estoque, controle de estoque e armazenagem de produtos. A empresa estudada está no mercado há mais de trinta anos. A filialde Bambuí está instalada na cidade, aproximadamente, dezoito anos. Sua sede é situada na cidade de Araxá.








2. REFERENCIAL TEÓRICO

Este referencial tem o intuito de explorar conceitos acerca da gestão de estoque como: planejamento das necessidades de estoque, controle de estoque e armazenagem de produtos.

2.1 Planejamento das necessidades de estoque

Todaorganização precisa ter um planejamento das necessidades de seu estoque, pois ela não deve ter estoque demasiado, mas também não pode perder vendas, fato este que conseqüentemente faria com que a empresa pudesse perder seu cliente. Segundo Slack (2007), para uma operação repor o seu estoque ela deve observar parcialmente a incerteza da demanda. Os pedidos são geralmente programados para deixar certonível de estoque médio de segurança quando o pedido chega. O nível de estoque de segurança é influenciado pela variabilidade da demanda e do lead time do fornecimento. Lead time é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do estoque.
Então, sendo assim, muitas organizações utilizam do método de previsão de demanda para efetuar o seu planejamento das necessidades de seu...
tracking img