Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Neoclássica surgiu após a Segunda Guerra Mundial, na década de 50. Tendo a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e direcionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanhodas empresas de hoje. Este movimento recebe também denominações como: Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração.

Procurando desenvolveros seus conceitos de forma prática, os autores neoclássicos visam em primeiro lugar a ação executiva. Para eles, a teoria só tem valor quando conseguem operacionalizá-la na prática e por isso quasetodos os neoclássicos se referem a essa prática administrativa, ou ação administrativa, mostrando os aspectos instrumentais da administração.

Na verdade, a Teoria Neoclássica é a Teoria clássicarenovada, atualizada, corrigida sob a defesa das novas teorias e dos problemas administrativos atuais. Os neoclássicos absorvem, aceitam a influência das ciências do comportamento na administração, paraao mesmo tempo reafirmarem os postulados clássicos, com argumentos mais convincentes.

A teoria Neoclássica baseia-se também no princípio de que a administração é uma técnica social básica. Por issodeve-se levar o administrador a conhecer todos os aspectos básicos de sua função, como também devem aprender a dirigir pessoas dentro da organização. Neste aspecto, adiantam-se resumidamente aosestudos de Gestão de Pessoas, que atualmente tem sido uma das maiores preocupações dos administradores, ao lado da Gestão do conhecimento.

Entretanto outra contribuição da Teoria Neoclássica é aadministração por objetivos, eles acreditam que os meios devem ser utilizados na busca da eficiência. Por isso, a busca da eficácia para eles está ligada às finalidades, ou resultados finais.

Por fimconcluímos que a teoria Neoclássica absorve e aceita a influência das ciências do comportamento na administração, para que ao mesmo tempo reafirmem os postulados clássicos, com argumentos mais...
tracking img