Teoria neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA NEOCLÁSSICA
O termo Teoria Neoclássica, na realidade, é um tanto quanto exagerado.


Os autores aqui abordados são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell,Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen — sem contar os autores da escola da Administração por Objetivos — não se preocupam em se alinhar dentro de uma visãocomum. Na verdade, os autores neoclássicos não formam uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como Escola Operacional ou Escola do ProcessoAdministrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração. Preferimos a denominação de teoria para enquadramento didático e facilidade de apresentação.

Principais vultos: Peter F. Drucker, WillianNewman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.
 
As principais características básicas da Teoria Neoclássica


A Ênfase na prática da Administração - A Teoria Neoclássicacaracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitosteóricos da Administração.
A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência da ciência do comportamento no campo da Administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos econcretos que envolvem as organizações. Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica,redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as circunstâncias da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. 
Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamentoadministrativo. Os princípios da  Administração que os clássicos utilizam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções...
tracking img