Teoria neoclassica feito por catherine, amanda, noelle, gina e juliana

3950 palavras 16 páginas
Teoria Neo clássica de Administração

Amanda Marques, Catherine Dussel, Gina Ramírez, Juliana Chacra, Noelle Souza
Universidade Anhembi Morumbi

A Teoria Neoclássica, surgida na década de 1950, foi um conjunto de teorias que seguiam as ideias da Teoria Clássica da Administração. Como todos sabem, Neo significa depois, ou seja, é uma versão atualizada da Clássica. Ela surgiu pois o aumento imenso das empresas e a dificuldade de administra-las, estava crescendo cada vez mais por culpa da Teoria do RH. Com isso foram aplicadas novas teorias, novas ideias, novas abordagens, ampliando o campo de atuação do administrador.

As principais características da Teoria Neoclássica:

• Ênfase na prática da administração. Que significa que eles buscam resultados concretos e palpáveis, que são mais acreditáveis que os resultados teóricos. Acreditam mais na pratica do que na teoria, porém também não descartam a teoria completamente.

• Reafirmação dos postulados clássicos. Os neoclássicos usam a Teoria Clássica para seus materiais, porem reformando-a e a tornando de acordo com os dias atuais.

• Ênfase nos princípios gerais de administração. Os princípios de Administração que os Clássicos utilizavam como “leis“, os neoclássicos usam de uma forma mais ampla, para ajuda-los a encontrar uma forma mais prática de administrar. Esses (os administradores), são essenciais, e terão que saber como planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.

• Ênfase nos objetivos e nos resultados. É chamada por esse motivo de “Administração por Objetivos“, pois sem objetivo e sem alcançar esse objetivo gerando resultado, a organização não anda e deixa de existir. Toda organização quer alcançar seu objetivo para se mostrar capaz.

• Ecletismo nos conceitos. A teoria neoclássica é eclética, pois usa conceitos de outras teorias administrativas. Ideias e

Relacionados