Teoria keynesiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3ª LISTA DE EXERCÍCIOS – DETERMINAÇÃO DO PRODUTO E DA RENDA NACIONAL (O MODELO KEYNESIANO SIMPLES)

1. Diferencie análise ex ante e ex post. Por que essa diferenciação é importante?
R: Ex-ante éuma analise macroeconômica, onde o objetivo será analisar as condições em que se dá o equilíbrio econômico. Já a Ex-post é uma analise posterior para entender alguns fatores. A principal diferençaentre elas que a ex-ante é usada para prever o futuro da economia e a ex-post analisa situações do presente.

2. Sob quais óticas podemos definir a riqueza de um país? Como podemos relacionar essasóticas?
R: Produção que corresponde à soma de todos os bens e serviços finais da economia que corresponde a oferta agregada, Renda é a soma da remuneração de todos os fatores que participaram da produçãocorresponde a renda nacional, Despesa corresponde à soma dos gastos dos ‘compradores’ da produção e corresponde a demanda agregada.

3. Quais os componentes da demanda agregada? Explique cada um deles.R: DA = C + I + G + X – M , onde : C = demanda de bens de consumo pelas famílias ,I = demanda de investimentos pelas empresas ,G = demanda do governo ,X – M = demanda líquida do setor externo(exportações - importações)

4. Quais são os componentes da função consumo? Qual o motivo de considerarmos a propensão marginal a consumir limitada entre zero e um?
R: Função consumo: C (Y) = a + by ; onde: a = consumo autônomo (independente da renda) , b = propensão marginal a consumir. A propensão varia entre 0 e 1 , pois um equivale ao total da renda que pode ser gasta , e zero será o mínimo a sergasto.

5. O que mostra o multiplicador keynesiano de gastos? Explique o seu funcionamento por meio de um exemplo.
R: O multiplicador mostra a variação da renda quando o consumo cresce

6. Segundo oModelo Keynesiano Simplificado (economia fechada com governo), o multiplicador do investimento será tão mais elevado quanto:
a) Maior o consumo autônomo.
b) Maior o salário real.
c) Maior a...
tracking img