Teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA TEMA 2
TEORIA GERAL DO ESTADO
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO


Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda a seguinte pergunta:
1- se tivesseque escolher entre o presidencialismo e o parlamentarismo nos dias atuais o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem aescolha.
Para o parlamentarismo deveria previamente ser analisado em qual sistema o regime estará contido. Pois o sistema monárquico além de possuir um chefe de estadoconta com um outro personagem que é o chefe do governo. Mas, se tratando em sistema de governo democrático o chefe do estado e do governo será a mesma pessoa, oprimeiro-ministro. No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pela população e sim pelos parlamentares.
No entanto, o regime presidencialista se harmoziza apenas com o sistemarepublicano (Regime político que significa que a coisa pública a todos pertencem e por todos será administrada, mediante a representação do povo por tempo determinado,visando o interesse comum.).


Em minha opinião o parlamentarismo seria o melhor para a sociedade. Desta forma seria eleito por pessoas conscientes que não seria comprado.
Jáno presidencialismo se entra um presidente ruim a população tem que aguentar até ao fim do seu mandato. O sistema presidencialista, no caso, detém plenos poderes erealmente é uma ‘‘ditadura’’.
No governo o sistema parlamentarista ao contrario torna o executivo e o legislativo juntos. Um depende do outro. Onde o governo precisa do primeiroministro como a maioria do congresso, onde a opinião do povo para permanecer. E ainda no parlamentarismo tem mais legitimidade porque as decisões não ficam só com uma pessoa.
tracking img