Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista

1. Definição

È a corrente administrativa baseada no movimento estruturalista, fortemente influenciada pela sociologia organizacional. Representa uma visão crítica daorganização formal. Os estruturalistas se concentram nas organizações sociais, está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na construção do todo.

2. Homem OrganizacionalConceito do homem moderno que desempenha diferentes papéis simultâneos em varias organizações diferentes, daí seu caráter cooperativo e competitivo. Ele tem que ser flexível, ter tolerância perante asfrustrações, ter capacidade de adiar as recompensas e ter permanente desejo de realização.

3. Objetivos Organizacionais

Um objetivo organizacional é uma situação almejada que uma organização tentaabordar é uma posição que se procura, e não uma posição que se possua. A eficiência geral de uma organização é apurada pela medida em que essa organização chega aos seus objetivos.

Funções dosobjetivos organizacionais:
-Pela apresentação de uma situação futura indica uma orientação que a organização procura seguir.
- Os objetivos constituem uma fonte de legitimidade que justifica asatividades de uma organização.
- Os objetivos servem como padrões para avaliar o êxito da organização.
- Os objetivos servem com unidade de medida para tentar verificar e comparar sua produtividade.

Osobjetivos são idéias que a organização pretende almejar e transformar em realidade. Com isso é importante que toda organização busque estratégias para se manter e funcionar com eficiência.

Doismodelos de organização:
- Modelos de sobrevivência: quando a organização começa a desenvolver objetivos que lhe permitem simplesmente existir e cultivar sua produtividade;
- Modelos de eficiência:ampliar objetivos que permitem não apenas existir, mas funcionar dentro de padrões de crescente eficiência.
Há cinco categorias de objetivos organizacionais:
A) Objetivos da sociedade: o ponto de...
tracking img