Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA ESTRUTURALISTA

A escola
• Foi a primeira escola da Administração a tratar a organização como um sistema aberto, ou seja, com interface ao meio ambiente. • Visa a estrutura, em suatotalidade; • Aborda conceito de homem organizacional, conflitos inevitáveis, relação da organização com o meio externo.

Origem
• Em torno do final da década de 1950, em função de: - Declínio domovimento de relações humanas; - Impasse da escola clássica e da teoria das relações humanas que não foi resolvido com a teoria burocrática; - Necessidade de visualizar a organização como um todo e não deforma isolada; - Organização e a sua relação com o ambiente interno e externo à mesma.

Conceitos
- Teve seu apogeu na início da década de 60; - Examina as relações e funções de sistemas abertos ecomplexos; - Lévi-Strauss foi o mais celebrado representante; - O estruturalismo se preocupa com a interconexão das partes; - Faz o entendimento do todo.

Fundamentos da escola
- O Homemorganizacional Diferentes papéis são desempenhados pelo homem em diversas situações; - Os conflitos inevitáveis Tanto a escola de RH quanto a Clássica, deixaram de lado os conflitos. Para os estruturalistas, oconflito é fundamental – zona de conforto

Fundamentos da escola
- Os incentivos mistos Tanto incentivos como recompensas psicossocias como materiais são importantes; - Abordagem Múltipla – adiversidade das organizações Outros tipos de organizações passam a predominar, além de fábricas.

Tipologias
- Tipologia de Etzioni Base: comportamento da sujeição (relação entre os que tem poder e osquais o poder é exercido); Organizações classificadas como coercitivas, utilitárias e normativas p. 146

Tipologias
- Tipologia de Blau e Scott p. 147 Base: Organização baseada no beneficiário,em quem se beneficia com a organização. Os 4 beneficiários são: - Próprios membros; - Proprietários ou dirigentes; - Clientes; - Público em geral.

Objetivos organizacionais
- O objetivos pode...
tracking img