Teoria dos Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Sistemas

Origens da TS

A Teoria Geral de Sistemas surgiu com o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. A Teoria dos Sistemas é um ramo específico da TGS, que ocorreu a partir da década de 1960.

Bertalanffy, critica a visãodo mundo dividida em diferentes áreas, como física, química, biologia, sociologia etc.. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. E espaços vazios entre elas. A natureza não está dividida em nenhuma dessas partes. A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênioque a constituem. O bosque é diferente das suas árvores.

A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:

a) Os sistemas existem dentro de sistemas – Cada sistema são constituídos de sub sistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante. Também um supra-sistema faz parte de um supra-sistemamaior. Esse encadeamento parece ser infinito.
b) Os sistemas são abertos – É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
c) A funções de um sistema dependem de sua estrutura – Cadasistema tem um objetivo ou finalidade e que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemas dentro do meio ambiente.


Conceito de Sistemas

O conceito de sistemas foi abordado em Cibernética. A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas oupartes, formando um todo complexo ou unitário.

Características dos Sistemas
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de Emergente Sistêmico: uma propriedade ou característica queexiste no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.
Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos – o de propósito (Objetivo) e o de globalismo (totalidade) . Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema.
a) Propósito ou Objetivo – todo sistema tem um oualguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar;
b) Globalismo ou totalidade – Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, deverá produzir mudança em todas as suas outras unidades. Das mudanças e dos ajustamentos contínuosdo sistema decorre a homeostasia.

O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas, que, por sua vez, são formados pela reunião de novos subsistemas, mais detalhados. Assim, a hierarquia dos sistemas e o numero de subsistemas dependem da complexidade do sistema. Não há sistemas fora de um meio específico(ambiente): os sistemas existem em um meio e são por ele condicionados. Os limites (fronteiras) definem o que é o sistema e o que é o ambiente. O conceito de sistema aberto pode ser aplicado a diversos níveis de abordagem: ao nível do indivíduo, ao nível do grupo, ao nível da organização e ao nível da sociedade, indo desde um micro sistema até um supra sistema. Vai da célula ao universo....
tracking img