teoria de vin hiele resumo

780 palavras 4 páginas
MEM21 – Tópicos de Educação Matemática A
Professores: Márcia Rodrigues Notare Meneghetti e Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Mestranda: Caroline Borsoi
O MODELO VAN HIELE DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO

RESUMO

O texto nos apresenta o Modelo Van Hiele definido por Dina van Hiele Geldof e seu marido Pierre Marie van Hiele, tendo por base as dificuldades apresentadas por seus alunos do curso secundário na Holanda, identifica o comportamento na aprendizagem como o nível de maturidade geométrica do aluno. Assim o modelo geométrico pode ser usado para orientar na formação e também para avaliar as habilidades do aluno. A idéia principal do modelo Van Hiele é que os alunos progridam de acordo com uma seqüência de níveis de compreensão de conceitos, enquanto aprendem geometria. Salientando que poucos alunos alcançam o último nível.
O Modelo concebe 5 níveis de compreensão geométrica (ou níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico) com as seguintes características:
Nível 0 básico (visualização): reconhece visualmente uma figura geométrica, tem condições de aprender o vocabulário geométrico e não reconhece ainda as propriedades de uma determinada figura. O aluno percebe o espaço como algo que existe em torno dele, as figuras são avaliadas apenas pela sua aparência. Pertencem a este nível os alunos que só conseguem reconhecer ou reproduzir figuras (através das formas e não pelas propriedades);
Nível 1 (análise): os alunos conseguem perceber características das figuras e descrever algumas propriedades delas; não conseguem estabelecer inter-relações entre as figuras.
Nível 2 (dedução informal): conseguem estabelecer inter-relações de propriedades tanto dentro das figuras quanto entre figuras; as propriedades das figuras são ordenadas logicamente, reconhecendo classes de figuras e são capazes de acompanhar demonstrações formais, mas não é capaz de construir uma outra.
Nível 3 (Dedução Formal)- É capaz de fazer provas formais, e não apenas

Relacionados