Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A complexidade e o caos no sistema de saúde




























A teoria dos sistemas e complexidade



Em1968 o biólogo Ludwig Von Bertalanffy apudChiavenato, sugeriu que a organização se comportasse como um sistema aberto, interagindo com seu meio, assim como um ser vivo.

Da mesma maneira que os órgãos do corpo humano interagem entre si, e só assimexercem sua função, visto que um órgão sozinho não seria o suficiente para sustentação do corpo humano, as organizações precisam ser divididas em departamentos para que através deles seja colocada emprática a teoria dos sistemas; um funcionário de um departamento apenas não leva o funcionamento correto da organização, eles precisam interagir entre si para que cada um exercendo uma função forme umconjunto de realizações e assim uma empresa.



Nova proposta de trabalho



Assim como foi dito por Adam Smith em seu livro “a riqueza das nações” , quanto maior a divisão do trabalho, maiorserá a produção, essa teoria se confirmou por Taylor e Fayol na crise de 1929. Um dos grandes exemplos era a fábrica de alfinetes, enquanto um operário produzia tudo sozinho, a produção de umalfinete era muito mais demorada, então perceberam que quando houve a divisão do trabalho e passou a ter um funcionário para produzir a cabeça do alfinete, outro para produzir o corpo e um terceiro parasoldar o alfinete completo, percebeu-se que a produção de uma peça era muito mais rápida e o volume muito maior.

Porém , nas organizações contemporâneas esse formato já está ultrapassado, já nãofunciona mais, é preciso superar as expectativas.

O administrador passa a exercer o papel principal neste novo formato de organização.

Todos os setores de uma organização precisam continuar existindo,porém não pode funcionar cada departamento por si só, como foi dito anteriormente, se o cérebro não processar a informação de que o coração precisa bater, gera um conflito, uma espécie de pane e o...
tracking img