Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Capítulo 17 – Teoria de Sistemas
A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da TGS são:
a. Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
b. Essa integraçãoparece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas.
d. A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais.
e. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.
f. Ateoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.

A TGS fundamenta-se em três premissas básicas:
a. Os sistemas existem dentro de sistemas.
Cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra-sistema. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemas componentes, e assim por diante.
b. Os sistemas são abertos.
É umadecorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo infinito de intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.
c. As funções de um sistema dependem de sua estrutura.
Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercâmbio com outros sistemasdentro do meio ambiente.

Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema:
a. Propósito ou objetivo. Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.
b. Globalismo ou totalidade. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudançaem uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas.

Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Os tipos de sistemas são:
a. Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ouabstratos:
Sistemas físicos ou concretos: são compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. Sistemas abstratos ou conceituais: são compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas.
b. Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:
Sistemasfechados: não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, não recebem influência do ambiente e nem influenciam o ambiente.
Sistemas abertos: apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. Sãoadaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio.

Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema. Os parâmetros dos sistemas são: entrada, saída, processamento, retroação e ambiente.
1. Entrada ou insumo (input) é a força ou impulso de arranque ou de...
tracking img