Teoria de moslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE MOSLOW

Em meados da década de quarenta, Abraham Maslow (1908-1970) anuncia a sua teoria sobre motivação. Tendo como base as suas observações como psicólogo, Maslowfundamentou a Teoria das Necessidades. Maslow defende que praticamente todas as teorias históricas e contemporâneas de motivação se unem na consideração das necessidades,impulsos e estados motivadores. E destaca que o modelo de Maslow propõe a noção de necessidade como fonte de energia das motivações existente no interior das pessoas. Segundo Maslownecessidade é, em resumo, a privação de certas satisfações.
A teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em formade pirâmide, como ilustrado na Figura 1. A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide éconstituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de auto- realização.
À medida que umnível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante, define cada um dos níveis de necessidade da seguinte forma:

1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo eoutras necessidades corporais.
2. Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
3. Sociais: Incluem afeição, aceitação, amizade e sensação depertencer a um grupo.
4. Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento eatenção.
5. Auto-realização: a intenção de tornarem-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento,
Auto-desenvolvimento e alcance do próprio potencial.
[pic]
tracking img