Teoria de gantt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO TÉCNICO – OPET
FACULDADES OPET
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

DIAGRAMA DE GANTT

CURITIBA 26 DE SETEMBRO DE 2012

ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO TÉCNICO – OPET
FACULDADES OPET

DIAGRAMA DE GANTT

CURITIBA 26 DE SETEMBRO DE 2012
SUMARIO
1. Introdução 4
2. CRIAÇÃO DE UM DIAGRAMA 5
3. RECURSOS 6
4.CONCLUSÃO 7
5. REFERENCIAS 8

1.Introdução.

A Administração Científica foi o primeiro passo no estudo da administração. Nessa época aparecem grandes nomes como Henry Gantt e Taylor. Esses buscaram o objetivo de conseguir maior produtividade para suas empresas, e conseguiram, mas deixaram de lado outras preocupações.
Henry Lawrence Gantt nasceu em 1861 e faleceu em 1919. Em1884 formou-se em engenharia mecânica. Em 1887 foi trabalhar pra Midvale Steel e se tornou assistente no departamento de engenharia, onde Taylor era o engenheiro-chefe de produção. Em 1888 tornou-se assistente direto de Taylor. Gantt era também um inventor prático, e junto com Taylor registrou seis patentes.
Henry Lawrence Gantt estudou o problema do salário produtividade e verificou a necessidadede controlar o resultado da jornada de trabalho de cada operário ou equipe de trabalho, para que as remunerações fossem proporcionais ao resultado efetivo do trabalho.
Ele afirmou que os incentivos financeiros são apenas um dos muitos que influenciam o comportamento dos funcionários. Gantt em um esforço para motivar as pessoas a atingir níveis mais elevados de produção, desenvolveu um sistema noqual os trabalhadores poderiam ganhar um prêmio, além da taxa de peça em si acima de sua cota de produção diária. Gantt acreditava firmemente que a compensação do trabalhador era necessária para corresponder não só a produção pelo sistema de pagamento por peça, mas também à superprodução do sistema de recompensa.
Para que isso tivesse efeito ele criou um gráfico chamado “gráfico de Gantt”, comtécnicas de planejamento e controle.

2.Criação de um diagrama GANTT
Num diagrama de GANTT cada tarefa é representada por uma linha, enquanto as colunas representam os dias, semanas ou meses do calendário de acordo com a duração do projeto. O tempo atribuído a uma tarefa modela-se por uma barra horizontal cuja extremidade esquerda é posicionada sobre a data prevista de arranque e a extremidadedireita sobre a data prevista de fim de realização. As tarefas podem ligar-se sequencialmente ou ser executadas em paralelo.

Fonte: Diagrama de GANTT - http://pt.kioskea.net/contents/projet/gantt.php3.

Se as tarefas se ligam sequencialmente, relações de precedência podem ser modeladas por uma flecha com base na tarefa superior para a tarefa inferior. A tarefa inferior não pode ser executadaenquanto a tarefa parte superior não for realizada.
Progressivamente ao adiantamento de uma tarefa, a barra que a representa é preenchida proporcionalmente ao seu grau de cumprimento. Assim, é rapidamente possível ter uma ideia do adiantamento do projeto traçando uma linha vertical que atravessa as tarefas em nível da data do dia. As tarefas realizadas estão assim situadas à esquerda desta linha,as tarefas não começadas à direita, enquanto as tarefas em cursos de realização são atravessadas pela linha. Se o seu preenchimento for situado à esquerda da linha, a tarefa está em atraso em relação ao planejamento!
Idealmente, tal diagrama não deveria possuir mais de 15 ou 20 tarefas para que possa caber numa simples página A4. Se o número de tarefas for maior, é possível criar diagramasadicionais que detalham a planificação das tarefas principais.
Além disso, é possível assinalar no planejamento acontecimentos importantes além das próprias tarefas, constituindo pontos importantes para o projeto: trata-se das tarefas marcos (em inglês milestones).
OS marcos permitem dividir o projeto em fases claramente identificadas, evitando assim ter um fim de projeto em longo prazo...
tracking img