Teoria de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE FREUD

Sigmund Freud (1856-1939) - médico vienense. Revolucionou a ciência psicológica ao contestar a explicação dos fenômenos psíquicos originários da Consciência.

Sistemas daestrutura da personalidade
Freud descreveu a estrutura da personalidade composta por 3 sistemas a seguir:
* Id: é estruturalmente inconsciente, é fonte de energia psíquica e da vida instintiva. O Idfunciona segundo o Princípio do Prazer, seu objetivo é buscar satisfação imediata de uma necessidade;
* Ego: é considerado o executor da satisfação do Id. Sua função é controlar os instintos oubuscar meios para satisfazê-lo. Funciona como intermediário entre os processos internos (Id-Superego);
* Superego: Constitui-se de acordo com os valores e formação recebida da família e sociedade. Éresponsável pela estruturação interna dos valores morais. É uma estrutura necessária para o desenvolvimento do grupo social, mas, quando rígido tende a imobilizar o indivíduo.

Mecanismos de DefesaSão diversos tipos de processos psíquicos que visam afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente.
A seguir alguns mecanismos:
* Repressão: É o principal mecanismo de defesa doqual derivam os outros. Impede que pensamentos dolorosos ou perigosos cheguem à consciência.
* Negação: Não percebemos aspectos que nos magoariam ou que seriam perigosos.
* Projeção: Quando umevento doloroso é de nossa responsabilidade tendemos a projetá-lo no mundo externo.
* Racionalização: Evita as vivências afetivas e utiliza premissas lógicas, racionais, tentando justificar asatitudes.
* Formação Reativa: A pessoa adota uma atitude oposta ao desejo recalcado. Ex.: Puritanismo devido aos desejos sexuais intensos.
* Deslocamento: Descarregamos os sentimentos acumulados,em geral os agressivos, em pessoas ou objetos menos perigosos.
* Sublimação: São atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que tem seu elemento propulsor na força...
tracking img