Teoria de enfermagem-autocuidado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE MACAPÁ – FAMA
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM

MACAPÁ
2012
ALEX GOMES MAFRA
ILEIA LIMA DOS SANTOS
JOSIVAN SILVA DA SILVA NASCIMENTO
MARCONI CASTELO BRANCO JÚNIOR
MARIA DO CARMO
RAYSSA MIRA

TEORIA DO AUTOCUIDADO: DOROTHEA ELIZABETH OREM

Trabalho apresentado à Faculdade de Macapá, no intuído de obter créditos nadisciplina Bases Teóricas/Prática de Enfermagem, do curso de Enfermagem, 3º termo. Sob a orientação da Profª Carina Mendes.

MACAPÁ
2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
1 HISTÓRIA DE VIDA: DOROTHEA ELIZABETH OREM 5
1.1 Dorothea Elizabeth Orem 5
2 TEORIA DO MODELO DO AUTOCUIDADO 6
2.1 Conceitos importantes 7
3 TEORIA GERAL DA ENFERMAGEM 7
3.1 A teoria do autocuidado 8
3.2 A teoria dodéficit do autocuidado 8
3.3 A teoria de sistemas de enfermagem 9
3.3.1 Sistema de enfermagem totalmente compensatório 9
3.3.2 Sistema de enfermagem parcialmente compensatório 9
3.3.3 Sistema de enfermagem de apoio-educação 10
4 REQUISITOS DE AUTOCUIDADO 10
4.1 Requisitos Universais 10
4.2 Requisitos de autocuidado de desenvolvimento 11
4.3 Requisitos de autocuidado no desvio dasaúde 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

A Teoria de Enfermagem do Autocuidado, formulada por Dorothea Elizabeth Orem, visa permitir aos pacientes, família e comunidade tomarem decisões e assumirem responsabilidades, bem como dominarem efetivamente o desenvolvimento de seu próprio caminho rumo ao melhoramento da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, estámuito além daquilo que o indivíduo pode realizar por si próprio. Compreende o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa no progresso e melhoria de sua qualidade de vida. ((DUPAS et al, 1994)
Orem (1980) determina o metaparadigma de enfermagem dos seres humanos, da saúde, da enfermagem e da sociedade. Orem demarca os três passos do processo de enfermagem como: diagnóstico e prescrição;definições de um sistema de enfermagem e do planejamento para o fornecimento do cuidado; e produção e controle dos sistemas de enfermagem. Estes passos são paralelo aos processos de investigação, ao diagnóstico, ao planejamento, à implementação e à avaliação.
Definiremos, logo a seguir, a Teoria do Autocuidado como a forma verificada pela autora para auxiliar o profissional de enfermagem a ajudar ocliente a cuidar de sua própria saúde. Entenderemos que o indivíduo, psicologicamente sadio, jamais provocará a sua doença, então apreciará os ensinamentos de autocuidado instruídos pela equipe de enfermagem.
Neste trabalho é exposta a trajetória de vida da autora Dorothea Elizabeth Orem para dar ao leitor um olhar sobre a vida profissional da referia pesquisadora. Foi dividido em tópicos paraexplicar a Teoria do Autocuidado, a Teoria Geral da Enfermagem, e os Requisitos do Autocuidado.

1 HISTÓRIA DE VIDA: DOROTHEA ELIZABETH OREM

Para entender melhor a teoria é importante conhecer um pouco da vida, carreira e realizações de Dorothea Elizabeth Orem:

1.1 Dorothea Elizabeth Orem

Dorothea Orem é um dos teóricos de enfermagem mais importantes da América. Orem nasceu emBaltimore, Maryland-EUA em 1914. Iniciou seus estudos de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington e concluiu nos anos 30. Em 1939 obteve o grau de Licenciatura em Ciências em Educação de enfermagem e Mestrado em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of América (FLORÊNCIO, 2009).
As primeiras experiências de Dorothea Orem na enfermagem incluíama assistência no centro no cirúrgico da unidade médico-cirúrgicas do Hospital de Enfermagem em Pediatria e Adulto, como supervisora da noite na sala de emergência, e o ensino de Ciência Biológica. Orem foi diretoria da Escola de Enfermagem e do Departamento de Enfermagem do Providence Hospital, Detroit, de 1940 a 1949. Depois de deixar Detroit, ela vivia em Indiana e trabalhou na Divisão de...
tracking img