Importancia de poupar energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Podemos obter energia essencialmente de duas formas distintas:
Electricidade, que chega a nossas casas maioritariamente através da produção hídrica e térmica, esta última com recurso à queima decombustíveis fósseis (carvão, gás natural e derivados de petróleo)
Utilização directa de combustíveis tais como o butano, o propano, o gás natural ou o gasóleo, que são queimados localmente para aprodução de calor (esquentadores, caldeiras, etc.)
A utilização de combustíveis fósseis apresenta dois grandes problemas: os impactos ambientais, provocados pelo aumento da produção de CO2 e de outrasfontes de poluição, e a dependência nacional face aos mercados internacionais, originada pela ausência de recursos energéticos fósseis em território português. Adicionalmente a este cenário energético,constata-se que as famílias pagam cada vez mais pela energia que consomem e que existem elevados níveis de ineficiência e desperdício na utilização de energia. É nesse sentido que a poupança se revelatão importante.


Muito embora a lâmpada incandescente custe cerca de 4 vezes menos do que a fluorescente compacta, verifica-se que na prática existe a necessidade de substituir a incandescentemuito mais vezes do que a fluorescente, já que esta apresenta um tempo de vida superior em 10
vezes. Da mesma forma, verifica-se que o custo de funcionamento da incandescente é cerca de quatro vezessuperior ao da fluorescente compacta. No total, e ao fim de três anos, o custo com a tecnologia incandescente atinge quase os €50, enquanto que a fluorescente fica-se pelos €15.

A etiqueta energéticaconsiste num rótulo informativo sobre a eficiência energética e outras características dos equipamentos domésticos. A existência deste rótulo permite ao cidadão dispor de informação adicional acercados custos de funcionamento e dispor de mais um factor de escolha na altura de aquisição do equipamento.
Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A).
Opte por...
tracking img