Teoria das escolhas colectivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivos.

Objectivo geral:
* Analisar os pontos de contacto e de diferenciação entre a escola de Virgínia e a de Chicago, bem como as regras de decisão funcionam no processo de escolha e suas propriedades.

Objectivos específicos:
* Analisar a escola da Public Choice (Escola de Virgínia)
* Analisar a escola de Chicago (Instrumentalista )
* Demonstrar pontos de contacto e dediferenciação entre a escola de Virgínia e a de Chicago
* Analisar o funcionamento e propriedades das regras de decisão

Metodologia :
Para a realização deste trabalho o grupo baseou-se no método da pesquisa bibliográfica para a obtenção de dados e no método dedutivo, a partir do qual, através dos dados obtidos procurou-se chegar a uma conclusão.

Introdução


Neste trabalho o grupovai abordar as visões da escola de Virgínia e a de Chicago, os pontos de contacto e de diferencia cão entre estas escolas, e como as regras de decisão funcionam no processo de escolha e suas propriedades.

1. Escola de Virgínia e de Chicago, pontos de contacto e de diferenciação

2.1. A Escola Public Choice

Esforços no sentido de abordar o processo político por meio de teoriaspluralistas tendem a interpretar o Estado não como uma unidade autónoma e soberana, mas como resultado de reflexos provenientes de centros de acção sociais diversos. Conforme apontado por Offe, citado por Mendonça & Araújo, os principais interesses organizados nas sociedades capitalistas competem com níveis de poder diferenciado, sem que seja determinado a priori a hegemonia de um grupoespecífico.

Mueller , citado por Mendonça & Araújo, define public choice como:
“(...) the economic study of non-market decision-making, or simply the application of economic to political science. The matter of public choice is the same as that of political science: the theory of the state, voting rules, voter behavior, party politics, the bureaucracy, and so on. The methodology of public choiceis that of Economics, however. The basic behavioral postulate of public choice, as for economics, is that man is an egoistic, rational, utility maximizer.”

Mendonça & Araújo argumenta que, o postulado comportamental básico da public choice a coloca na corrente da filosofia política que se estende desde Thomas Hobbes e Benedict Spinoza e da ciência política desde James Madison e Alexis deTocqueville.
Mueller , citado por Mendonça & Araujo, distingue a moderna teoria da public choice das contribuições anteriores pelo fato desta empregar o instrumental analítico da teoria económica. As origens da public choice podem ser localizadas no final da década de 40, no contexto do debate sobre as funções de Bemestar de Bergson e Samuelson.

Modelos de socialismo de mercado desenvolvidosnos anos 30 e 40 do século XX visualizaram o Estado como provedor de bens privados. A intervenção estatal seria necessária para suplementar a insuficiência de investimentos privados, causa principal do desemprego, segundo a análise keynesiana.

De acordo com ,Mendonça & Araújo, no período posterior à II Guerra Mundial os problemas referentes à eficiência alocativa continuaram demandandoatenção, entretanto, a boa performance da economia mundial reduziu o interesse sobre os problemas relacionados ao desemprego e a redistribuição de renda. Nas décadas de 40 e 50 tornou-se dominante uma literatura sobre falhas de mercado (bens públicos, externalidades e economias de escala) que fornecia uma explicação natural para a existência do Estado devido ao fato de o mercado, por si só, não sercapaz de levar a economia à condição óptima de Pareto.

Buchanan , citado por Mendonça & Araújo, argumentou que a teoria e prática das finanças públicas deveriam ser revisadas para relacionar a distribuição individual do custo público à distribuição individual de benefícios, de modo que as pessoas pudessem visualizar o que eles recebem em troca dos impostos que pagam. A pergunta...
tracking img