Teoria da oferta da firma individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MICROECONOMIA

RAFAEL CASTRO

RIO DE JANEIRO NOVEMBRO DE 2011

Teoria da oferta da firma individual

Constituída pela teoria da produção e pela teoria dos custos da produção. Essas teorias servem de base para analise das relações existentes entre produção e custos de produção, que é importante na analise da teoria da formação dospreços e na análise da procura da firma aos fatores de produção que lhe são necessários. Teoria da produção A relação técnica entre quantidade física de produtos e de fatores de produção, é o que trata esta teoria. O processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para venda no mercado, que pode ser desde bens físicos como serviços. As formas como os diferentes insumos sãocombinados, é chamado de processo de produção, a partir dessa combinação é possível produzir um único produto (processo de produção simples) ou mais de um produto (processo de produção múltiplo). O método para este processo será determinado pela sua eficiência, esse método é tecnicamente eficiente quando utiliza menor quantidade de insumos para produzir uma quantidade equivalente. E a eficiênciaeconômica esta ligada ao custo de produção menor comparativamente a outros métodos. Função de produção A função produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção. Permitindo que seja utilizado a maneira mais eficiente da combinação dos fatores para obtenção da maior quantidade produzida deste produto. A função deprodução pode ser representada da seguinte forma: q = ƒ(N,K) N= quantidade utilizada de mão-de-obra. K= quantidade utilizada de capital. Fatores de produção variáveis e fixos Fatores variáveis, são aqueles em que as quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera, com o aumento da produção se necessita de mais mão-deobra e maior quantidade de matéria prima. Fatores fixos são aqueles queas quantidades não mudam quando a quantidade do produto varia, como a tecnologia da empresa que só é alterada a longo prazo. Quando pelo menos um fator de produção se mantém fixo, se tem uma situação de curto prazo. Já quando todos os fatores de produção são variáveis, é identificada uma situação de longo prazo.

Produto total, produtividade media e produtividade marginal. Produto total é aquantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores. Produtividade media é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade utilizada desse fator. Produtividade marginal é a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator. Lei dos rendimentos decrescentes Aumentando aquantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes, a seguir, depois de certa quantidade utilizada do fator variável, continuará a crescer, mas a taxas decrescentes, continuando o incremento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um máximo, para depois decrescer.
50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 12 3 4 5 6 7 8 9 Número de trabalhadores (milhares) Produto total

Com o acréscimo da oitava unidade de mão-de-obra, fator variável, relacionada a 10 unidades do fator fixo, faz com que o produto seja maximizado, tornando a produtividade marginal nula. A partir daí cada unidade do fator variável tornará a produtividade marginal negativa, passará a ser ineficiente.
12,00 10,00 8,00 6,00 4,00 2,000,00 -2,00 -4,00 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Produtividade média Produtividade marginal

Com o acréscimo de uma unidade da mão-de-obra, tornou a produtividade marginal negativa.

Economias de escala A lei dos rendimentos decrescentes ocorre a curto prazo, como pelo menos um insumo fixo, se o fator fixo variasse, diferentemente do exemplo anterior, haveria uma análise de longo prazo. Pois antes...
tracking img