Microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Veremos neste trabalho um pouco sobre Microeconomia, “base moderna da economia”. Teremos neste trabalho, algumas definições segundo a Microeconomia, como por exemplo, o conceito de família e de firma. Veremos através da leitura deste que microeconomia e diferente de economia. Teremos também a oportunidade de ver algumas teorias como: A Teoria do Consumidor; A Teoria da Firma e aTeoria de Produção alem de vermos um breve conceito sobre consumidor, e duas visões: “econômica e jurídica” de empresa. Por fim, veremos a Hipótese Coeteris Paribus, o papel dos preços relativos, a analise da demanda e da oferta, e encerraremos o trabalho vendo quais são as estruturas de bens e mercado de serviços.


MICROECONOMIA


A microeconomia estuda o comportamento dos consumidores,das firmas e dos mercados individualmente. Pode ser considerado o estudo das escolhas feitas por famílias, firmas e governos, e como essas escolhas afetam os mercados, para todos os tipos de produtos e serviços, por exemplo; a microeconomia analisa como os consumidores reagiriam a um aumento no preço da gasolina; gastando menos ou comprando carros mais econômicos. Deste mesmo modo, estuda como umafirma que detém o monopólio da produção de um novo produto determinando o preço desse novo produto, e estuda como os preços são estabelecidos em um mercado individual. A microeconomia é considerada a base moderna da teoria econômica, pois estudas suas relações fundamentais. Para a microeconomia as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, asfirmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. O consumidor eleva a utilidade partida de um determinado orçamento e a firma eleva lucro partindo de custos e receitas possíveis.
Apesar de terem focos distintos, não se pode confundir microeconomia com economia de empresas, a microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação depreço no mercado, predominando a visão do mercado, enquanto a economia de empresa estuda uma empresa específica, prevalecendo à visão contábil-financeira na formação de preços baseado no custo da produção.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismo que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, ela se preocupa em explicar como é gerado o preço dosprodutos finais e dos fatores de produção num equilíbrio. A Teoria de Preços divide-se em:

Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor (agentes da demanda) analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. É a partir dessa teoria que se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizaçõescujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria de Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para avenda no mercado. Estuda também as relações entre as variações de fatores de produção e suas conseqüências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
Os agentes da demanda - os consumidores - são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que supra suas necessidades. NoDireito utiliza-se a conceituação econômica para se definir consumidor: pessoa física ou jurídica que no mercado adquire bens ou contrata serviços como destinatário final, visando atender a uma necessidade própria. Deve-se salientar que o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor considera o consumidor como hipossuficiente (que faz jus ao benefício assistencial nos termos da lei), uma vez que...
tracking img