Teoria da historiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – DH
TEORIA DE HISTÓRIA I


Segundo Jacques Le Goff, o termo latinodocumentum, derivado de docere 'ensinar', evoluiu para o significado de 'prova' e é amplamente usado no vocabulário legislativo. É no século XVII que se difunde, na linguagem jurídica francesa, aexpressão titres et documents e o sentido moderno de testemunho histórico data apenas do início do século XIX. O significado de "papel justificativo", especialmente no domínio policial, na língua italiana,por exemplo, demonstra a origem e a evolução do termo.
O documento que, para a escola histórica positivista do fim do século XIX e do início do século XX, será o fundamento do fato histórico,ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historiador, parece apresentar-se por si mesmo como prova histórica. A sua objetividade parece opor-se à intencionalidade do monumento. Além do mais,afirma-se essencialmente como um testemunho escrito.
Deve-se ter em mente que mesmo um documento, a exemplo de uma certidão de compra e venda de um lote, não é o fato histórico propriamente dito.Deve-se deixar claro que, aquele documento que foi escrito, declarado, assinado e autenticado foi registrado por uma finalidade e um interesse. Porém ainda assim demonstra um recorte histórico, nãopodendo, por si só, dizer sobre a época, como verdade absoluta para todos os fins.
Tomemos como exemplo uma cidade brasileira (hipotética), São Domingos, localizada no interior da Bahia, por voltade 1600. Digamos que essa cidade, São Domingos, esteja repleta de cidadãos europeus, alguns poucos índios e muitos negros. O responsável por essa cidade, uma espécie de prefeito, decide registrar,através de um documento histórico, o quão bom e produtivo tem sido seu trabalho em favor daquela cidade.
Para tanto, ele não resolve pegar opiniões dos moradores daquela cidade, resolve redigir...
tracking img