Teoria da endossimbiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
oria endossimbiose
UPE – CAMPUS MATA NORTE
DISCIPLINA: MOROANATOMIA VEGETAL














ATIVIDADE

















NAZARÉ DA MATA, 2013
ÊNIO DARLYSON DEFARIAS














ATIVIDADE


















NAZARÉ DA MATA, 2013
Teoria da Endossimbiose


Teoria da Endossimbiose, proposta por Lynn Margulis,conhecida também como Endossimbiose Sequencial, propõe que organelos ou organóides, que compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de uma associação simbiótica estávelentre organismos.

A ideia de que a célula eucariótica é um conjunto de micro-organismos foi pela primeira vez sugerida na década de 1920,  pelo biólogo norte-americano Ivan Wallin, mas a teoria da origemendossimbiótica das mitocôndrias e cloroplastos só foi formulada por Lynn Margulis da Universidade de Massachusetts - Amherst em 1981, com a publicação do seu ensaio Symbiosis in Cell Evolution(“Simbiose na Evolução das Células”) no qual sugeriu que as células eucarióticas nasceram como comunidades de organismos em interação, que se uniram numa ordem específica. Os elementos procarióticos poderiamter entrado numa célula hospedeira, quer por ingestão, quer como um parasita.

Os eucitos, isto é, os organismos unicelulares eucarióticos, surgiram só há cerca de 1,5-1,4 bilhões de anos. Noinício do seu desenvolvimento, eles eram aeróbicos. O altamente desenvolvido aparato para transporte e realização da informação genética, por um lado, e a reprodução sexuada, provavelmente desenvolvidamuito cedo, por outro lado, tiveram como consequência o desenvolvimento de um grande número de espécies diferentes em um tempo relativamente curto. Quanto à origem das organelas próprias dos eucitos,as opiniões divergem consideravelmente. Os defensores da hipótese da compartimentação celular sustentam que, com a compartimentação do aparato de informação em forma do núcleo, também os...
tracking img