Operadores aspectuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGUÍSTICA FACULDADE DE LETRAS - FALE

Almir Almeida de Oliveira

OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO

Maceió 2011

1 ALMIR ALMEIDA DE OLIVEIRA

OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UniversidadeFederal de Alagoas como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Linguística. Orientador: Prof. Dr. Jair Gomes de Farias

Maceió 2011

2

Ficha catalográfica

3

4

Aos meu pais, Maria José de Oliveira e Augusto Almeida de Oliveira.

5 AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus por me conceber a vida e me proporcionar, em cada momento, força para sempre continuar acaminhada, com respeito e amor ao semelhante. Agradeço a papai por me ensinar, ainda em casa, as primeiras letras, pois foi quem primeiro me mostrou o valor do conhecimento e quem sonhou junto comigo esta conquista. Agradeço a mamãe porque sempre acreditou em mim até mesmo quando nem eu mesmo acreditava, e por tantas e tantas orações que fez pelo filho em terra estranha. Agradeço à minha madrinhaAlteniza que sempre foi minha segunda mãe e, com certeza, é uma das responsáveis por eu ter chegado até aqui. À Maria Nazaré, a primeira professora, que me despertou o amor pelo ambiente da escola. A Tânia Sobral, minha professora em todo o Ensino Fundamental e Médio, que me mostrou a beleza da Língua Portuguesa, e que sempre foi referência para mim em sala de aula. Aos meus amigos Zezinho,Givaldo e Júnior, pelas madrugadas que passamos juntos refletindo o potencial da vida. À Maria Helenita, madrinha, amiga, professora e diretora que me possibilitou amar a educação.

6 Aos meus amigos e irmãos Erivaldo e Antônio Vieira, pelos momentos que me ouviram. Ao Izaque, meu irmão de acolhida, que sempre ouviu com paciência minhas lamúrias da pesquisa e me incentivou a superar as dificuldadesencontradas. Às minhas amigas Verinha, Adriana e Daniele porque sempre acreditaram em mim. Às Elaines, Raposo e Santos, Mary Elen (Mel), Eliene, Lisiane, Sandra e outros amigos que tiveram paciência de suportar minhas dúvidas e me ajudaram respondê-las. Aos doutores Elias André, Sérgio de Moura e Edna Porangaba que me socorreram nas horas mais difíceis. À Luciana que, além de namorada, foi amiga,irmã e mãe, e esteve comigo em cada momento de angústia na produção desta dissertação. Ao Elcy Luiz, professor que me despertou o amor pela ciência. Ao Jair Farias, meu orientador que, com muita paciência e humildade, me ensinou a superação. À FAPEAL, pelo apoio financeiro durante o período de desenvolvimento desta pesquisa. A todos que, direta e indiretamente, contribuíram para a realização destetrabalho.

7

“Once a mechanism is in place which admits of making use of information from complements and other non-functor elements in a phrase, it is interesting to imagine how the notion of cocomposition can be extended to handle other phenomena.”

(Pustejovsky, 1998, p.127)

8 RESUMO

O objeto de estudo desta dissertação é o predicado que autoriza uma interpretação temporal defuturo por intermédio de adjuntos adverbiais de tempo, que atuam como Operadores Aspectuais, mesmo com verbos no presente. Adotamos os pressupostos teóricos do gerativismo (CHOMSKY, N. 1981, 1993, 1995), sob uma interface sintático-semântica do léxico (PUSTEJOVSKY, J. 1998) para analisar os contextos estruturais em que as sentenças com tempo verbal no presente permitem uma interpretação aspectual emfunção do futuro. Utilizamos o método hipotéticodedutivo, a partir de dados de introspecção, para evidenciar que essa leitura aspectual do predicado é possível dependendo do tipo de verbo. Os verbos e Operadores Aspectuais trabalham conjuntamente para a realização de sentidos no predicado, havendo, para tanto, uma co-composição dos itens lexicais dentro da numeração. Dessa forma, é realizada...
tracking img