Teoria da cor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATIZ OU TOM:

É o fator diferencial de uma cor que se especifica com um nome e que o define em relação aos outros. Por exemplo: amarelo, verde, violeta, vermelho são tons ou matizes. Para se mudar o tom ou matiz de uma cor, acrescenta-se outro tom, assim, obtemos diferentes gradações ou tonalidades


TONALIDADE:

Esta característica define variantes de um tom ou matiz (ou seja de uma cor)relacionadas com a sua saturação ou luminosidade ou como resultado da proporção das cores componentes ou das agregadas. Por exemplo, o verde amarelado e o verde azulado são diferentes tonalidades do verde, mas também são tonalidades a gama de verdes obtida a partir da cor pura.


GRAU OU VALOR:

Este é um termo que tem a ver com a “escala tonal” ou “escala de valores”, se utiliza paradescrever que tão claro ou escuro é uma cor, e se refere à quantidade de luz percebida. O valor é o grau de claridade ou obscuridade de uma cor.

As cores do círculo cromático estão baseadas em cores puras. Para cada cor existem versões claras e escuras. Estas versões das cores puras são denominadas tonalidades da cor. Estas tonalidades podem ser reconhecidas em termos artísticos como sombras, paranos referirmos as cores escuras ou profundas. Qualquer termo é válido e simboliza basicamente que são cores pouco iluminadas que são obtidas por adição da cor preta á cor pura.

De igual forma existe a versão mais clara da cor, conhecida como tom pastel, cor pálida ou tom claro.

 À medida que se agrega mais preto a uma cor, se intensifica tal obscuridade e se obtém um valor mais baixo.

À medida que se agrega mais branco a uma cor se intensifica a claridade da mesma, obtendo-se com isso valores mais altos.

Duas cores diferentes (como o vermelho e o azul) podem chegar a ter o mesmo valor ou tom, se consideramos o conceito como o mesmo grau de claridade ou obscuridade com relação à mesma quantidade de branco ou preto que contenha segundo cada caso.

A descrição clássica dosvalores corresponde a claro (quando contém quantidades de branco), médio (quando contém quantidades de cinza) e escuro (quando contém quantidades de preto). Quanto mais brilhante for a cor, maior será a impressão de que o objeto está mais perto do que em realidade está.

Assim, cada cor pode ter diferentes valores, de acordo com o seu grau de claridade ou obscuridade refletida. Por exemplo, umvermelho claro tem valor mais alto do que um vermelho escuro. Desta maneira, “valor” significa a quantidade de luz que uma superfície tem a capacidade de refletir.

Noutras palavras, refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obter escalastonais mais claras acrescenta-se branco.

Para apreciar as diferenças tonais, ou gradações vejamos o desenho em anexo onde se representa a mistura de partes iguais de branco e preto.



Cores de igual valor quando se combinam, produzem efeitos relaxantes e prazenteiros, mas são os toques de luz ou sombra os que capturam o observador.

As tonalidades escuras, ou sombras obtidas a partir doamarelo, laranja ou alguns vermelhos, são também conhecidos como cores terra.

As tonalidades claras obtidas a partir de alguns vermelhos, laranjas e amarelos, são também conhecidos como “tans” ou pele.






DISCO DE NEWTON

Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Em primeiro lugar, decompôs a luz solar. Por volta de 1666,mediante um prisma triangular de cristal atravessado por um feixe luminoso, obteve o que hoje chamamos de espectro, devido ao diferente índice de refração ou desvio de cada uma das cores que compõem a luz branca. A divisão de um raio de luz em seus componentes devido à sua diferente refração, denomina-se dispersão da luz.

Falta então recompor a luz branca através da soma das cores. Isto se...
tracking img