Teoria da cor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Defina e explique o que são:
Cores Primárias
As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas a partir da mistura de outras cores. São as cores básicas, a partir das quais, todas as demais são obtidas. São elas Magenta, Ciano e Amarelo.
Cores Secundárias
As cores secundárias são aquelas originadas pela mistura de duas cores primárias. São elas Violeta (ciano + magenta), Laranja(magenta + amarelo) e Verde (ciano + amarelo).
Cores Terciárias
As cores terciárias são as cores resultantes da mistura de uma cor primária com uma cor secundária, por exemplo: o amarelo alaranjado se consegue misturando o amarelo (cor primária) com o laranja (cor secundária). São elas: amarelo alaranjado, laranja avermelhado, verde amarelado, verde azulado, azul violeta e vermelho violeta.Explique o que são cores aditivas e cores subtrativas.
As cores aditivas são aquelas geradas através da mistura de vários comprimentos de onda da luz. São essas as cores visíveis nos monitores de vídeo e TV’s. As cores primárias aditivas são: vermelho, verde e azul. No processo aditivo, o preto é gerado pela ausência de qualquer cor, indicando que nenhuma luz está sendo transmitida; o branco é a misturade todas elas o que indica que uma quantidade máxima de vermelho, verde e azul está sendo transmitida.
Já processo subtrativo gera cor através de um processo que absorve comprimentos de ondas de luz específicos e refletem outros. As cores primárias subtrativas são: magenta, amarelo e ciano; são cores primárias subtrativas, pois seu efeito é subtrair, isto é, absorver alguma cor da luz branca.Quando a luz branca passa por um objeto, ela é parcialmente absorvida pelo objeto. A parte que não é absorvida é transmitida, e eventualmente atinge o olho humano, determinado assim a cor do objeto. O processo subtrativo altera a cor através de uma diminuição dos comprimentos de onda que são absorvidos. No processo subtrativo, o branco é gerado pela ausência de qualquer cor e o preto é a presença detodas.

Defina e exemplifique o que são:
a. Cores Complementares


São as cores opostas no círculo cromático e tem muito contraste. A mistura de duas cores complementares pode resultar no preto, no branco ou em alguma graduação de cinza. Utilizadas para dar destaque a uma composição.
b. Cores Análoga
São as cores que tem uma cor base em comum e não há contraste, são aquelas queestão vizinhas no círculo das cores.
c. Cores Contrastantes

São cores que, quando usadas próximas umas das outras, produzem uma sensação de choque. Encontram-se diretamente opostas no disco das cores. Se a cor é primária, contrasta sempre com a secundária e vice-versa.
Apresente uma definição para:
a. Matiz/Cor
É o estado puro da cor, sem o branco ou o preto agregado, e é um atributoassociado com a longitude de onda dominante na mistura das ondas luminosas, que nos permite distinguir as cores.
b. Intensidade de saturação/Croma
Está relacionado ao grau de pureza. A cor saturada é aquela que apresenta o máximo de força perceptiva (não contém cinza nem outras cores).
c. Brilho/Valor luminosidade
Refere-se ao índice de luminosidade, e pode ser observado através doacréscimo de preto ou branco a uma determinada cor.

O que são cores quentes e cores frias, exemplifique.
A temperatura das cores designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias e de transmitir sentimentos ao observador. Quando se divide um disco cromático ao meio com uma linha vertical, percebe-se dois blocos correspondentes ás cores frias e as cores quentes.
As cores quentes sãoaquelas que participam da mistura com vermelho ou amarelo com qualidades positivas, atrevidas, excitantes, vibrantes e expansivas. Transmitem sensação de calor. São elas: vermelho, laranja e amarelo.
As cores frias transmitem uma sensação de frieza, tranqüilidade, seriedade. São as cores que participam do azul com caráter negativo, intimista, e reservado tranqüilo e relaxantes. São elas:...
tracking img