Teoria da contigencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial surge a partir de pesquisas (1960) diante da necessidade de elaboração de um modelo de organização que se adapte de forma eficaz ao ambienteexterno, o que implicaria em consequência a mudança no ambiente interno.Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresasfuncionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações. Essas pesquisas efatizam que:

Não há nada deabsoluto nas organizações ou na teoria administrativa;•
Tudo é relativo;•

Não há um único e melhor jeito de organizar

Tudo depende!

O jeito de organizar depende de condições ditadas “defora” da empresa, isto é, do seu ambiente externo.
As contingências externas podem ser consideradas oportunidades ou ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização


Oambiente È tudo aquilo que envolve externamente uma organizaÁ„o (ou um sistema). … o contexto dentro do qual uma organizaÁ„o est· inserida. Como o ambiente È vasto, envolvendo tudo o mais ao redor daorganizaÁ„o, ele pode ser analisado em dois segmentos:
Ambiente Geral: È o macroambiente, ou seja, o ambiente genÈrico e comum a todas as organizaÁıes. O ambiente geral È constituÌdo de um conjunto decondiÁıes semelhantes para as organizaÁıes. As principais dessas condiÁıes s„o: condiÁıes tecnolÛgicas, econÙmicas, polÌticas, legais, demogr·ficas, ecolÛgicas e culturais.
Ambiente de tarefa: È oambiente mais prÛximo e imediato de cada organizaÁ„o. … o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organizaÁ„o extrai as suas entradas e deposita suas saÌdas. Ele È constituÌdo por:fornecedores de entradas, clientes ou usu·rios, concorrentes e entidades reguladoras.


Chiavenato (1997) diz que a palavra contingencia significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou n„o. A...
tracking img