Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade na antiguidade
Na antiguidade o homem não sabia como contar o rebanho e nem avaliar seu crescimento, pois não existiam números (da forma que sabemos hoje), nem escrita e, muito menos,moeda.
Na monotonia do inverno, entre  os balidos ininterruptos da ovelha, o homem tem uma idéia. Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada ovelha,executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventário. Apos o termino dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas, guardando-as com muito cuidado, pois o conjunto representava a suariqueza num determinado momento. 
Passado algum tempo, novas ovelhinhas surgiram e já se percebia que o nascimento era maior que a mortalidade e o descarte. A lã era tirada e parte negociada em trocade alguns equipamentos rudimentares de caça e pesca. 
Ao comparar o conjunto de pedrinhas do inverno passado, o pastor constata que houve um excedente de pedrinhas e isso representava que ele tinhasido bem sucedido naquele período, ou seja, houve um acréscimo real no seu rebanho.
Se nós tivéssemos moeda, o denominador comum não seria ovelhas, mas sim o valor em dinheiro. Todavia, o que fica bemclaro  é que mesmo sem moeda, escrita e número, a contabilidade, como inventário já existia, ficando evidenciado que ela é tão antiga quanto a existência do homem em atividade econômica, ou melhor,quem sabe, do homem sapiente.
Esta pode ser chamada de fase empírica da contabilidade, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.
Com o passar do tempo, ohomem começa a fazer marcas em arvores e pedra, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelha, morte etc.

Como tudo começou.
A contabilidade não éciência exata. Ela é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como...
tracking img