Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Professor: Rodrigo Dias









TEORIA DA CONTABILIDADE







ADRIANA DE ARAÚJO MONTEIRO - RA 5563126586
EMANUEL QUINTO CIRERA - RA 4300069850ELISSANDRA R. DA SILVA - RA 4916886330
FILIPE HORANA M. FERREIRA - RA 3829704458
FLÁVIA GONÇALVES RODRIGUES - RA 4351850835





Taguatinga-DF novembro 2012





INTRODUÇÃO


Existem algumas dúvidas edificuldades para se apontar ao certo o surgimento da contabilidade, mas sem dúvida o mundo não seria o mesmo sem o estudo dessa ciência,
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas,
o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 a C, este quadro alterou, por ocasião do surgimento da moeda.
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos quesurgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Com a formação de companhias, a Contabilidade passou a interessar a grupos maiores de pessoas acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados,além da sociedade em geral, uma vez que a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social.
Percebe-se que a Contabilidade possui vários modelos e padrões, mediante as características dos países. No entanto, de qualquer forma tem uma dinâmica e uma maleabilidade muito grande, adaptando-se perfeitamente em qualquer contexto
Sócio -econômico- cultural em que estejainserida.
























A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem de fazer o registro do comércio. “A Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava as ferramentas contábeis para controlar seus bens.A contabilidade sempre existiu, desde a época dos primórdios da civilização,foi evoluindo com os avanços matemáticos e com o conhecimento do zero, sua origem está ligada a necessidade de registros do comércio.
No mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros do seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de obter controle sobre o mesmo e avaliar o seu crescimento ou não.Após este período é apenas na era Medieval que a Contabilidade acaba evoluindocom maior intensidade. Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.
O crescimento desta ciência ocorre de maneira natural, gerada pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acúmulo de capital. Neste momento se faz necessário eimprescindível os registros e o controle das contas. 
         É válido salientar que a Contabilidade só tornou-se ciência graças aos diversos pesquisadores e seguidores que foram dando continuidade e aperfeiçoamento à História da Ciência Contábil.

Contabilidade Do Mundo Antigo - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , daautoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
Contabilidade Do Mundo Medieval - de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do...
tracking img